Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Morre no Rio a ex-ministra de Políticas para Mulheres Nilcea Freire

Como reitora da Uerj ou colaboradora da Ford, médica e pesquisadora teve sua carreira marcada pela defesa do público feminino

Brasil|Estadão Conteúdo e Agência Brasil

Nilcea Freire se destacou na defesa das mulheres
Nilcea Freire se destacou na defesa das mulheres

A ex-ministra Nilcea Freire morreu na noite deste sábado (28) no Rio de Janeiro. Médica, pesquisadora e ex-reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), ela comandou a Secretária Especial de Políticas para as Mulheres entre 2004 a 2010, durante o governo do ex-presidente Lula.

A morte de Nilcea, vítima de um câncer, foi confirmada pelo PT do Rio de Janeiro, que divulgou nota de pesar. "Nilcea Freire fez do Brasil uma liderança na área de políticas públicas para mulheres, tornando-se referência", diz o texto, no qual destaca a realização da primeira Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que resultou no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Para o partido, a perda "deixa uma lacuna na militância feminista brasileira".

Leia também

Na Uerj, Nilcea foi a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora em universidade pública do estado, de 2000 a 2004. Na Fundação Ford, colaborou para a viabilidade de ações em favor dos direitos das mulheres, como na resposta à epidemia do vírus zika.

Como ministra, ela esteve à frente do processo de discussão e articulação para a promulgação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), cuja implementação seguiu defendendo mesmo após deixar a pasta, integrando o grupo de interlocução da Organização das Nações Unidas - ONU Mulheres Brasil - sobre a avaliação da implementação da lei.


"Foi uma mulher decisiva em uma série de agendas pelos direitos das mulheres brasileiras em colaboração com as mulheres do mundo. Exemplar no exercício de funções públicas, deixa legado honroso. É uma inspiração para muitas mulheres e meninas no Brasil e no mundo", disse, em nota, a representante da ONU Mulheres Brasil, Anastasia Divinskaya.

Diversos políticos do PT destacaram neste domingo (29) a figura de Nilcea. O ex-presidente Lula afirmou em sua conta no Twitter que "precisamos, cada vez mais, de Nilceas". A ex-presidente Dilma Rousseff declarou que a ex-ministra "fará enorme falta" e deixa grande lacuna em todas as lutas populares. O senador Humberto Costa destacou a vida dedicada à luta contra as desigualdades.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.