Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Agência de risco retira 'selo de bom pagador' do Brasil

Fitch já havia sinalizado no dia 15 de outubro que País poderia perder grau de investimento

Economia|Do R7

Fitch destaca problemas políticos que travam a economia do País
Fitch destaca problemas políticos que travam a economia do País Fitch destaca problemas políticos que travam a economia do País

A agência de classificação de risco Fitch retirou, nesta quarta-feira (16), o grau de investimento do Brasil. Essa nota de crédito é usada por investidores internacionais na hora de aplicar no País (entenda como isso afeta a sua vida)

Até hoje, a nota de crédito do Brasil na Fitch era BBB- e agora passa a ser BB+. Isso na classificação da Fitch indica "grau especulativo", ou seja, há risco de calote aos investidores.

"O rebaixamento do Brasil reflete a profunda recessão econômica previamente antecipada, continuada por desenvolvimentos orçamentários adversos e o aumento da incerteza política, que poderia prejudicar ainda mais a capacidade do governo de implementar efetivamente as medidas fiscais para estabilizar o crescente endividamento", diz a Fitch em comunicado.

“As repetidas mudanças nas metas fiscais minaram a credibilidade da política fiscal” e “a incerteza política das últimas semanas lançam mais dúvidas sobre a capacidade do governo para garantir a aprovação legislativa oportuna para cumprir a sua meta de superávit primário para 2016”, acrescenta a agência.

Publicidade

Em menos de quatro meses, a Fitch é a segunda agência de classificação de risco a retirar o grau de investimento do Brasil. Em setembro, a Standard & Poor's cortou a nota brasileira, sinalizando que poderia colocar o País ainda mais dentro do território especulativo ao manter a perspectiva negativa, o mesmo feito pela Fitch nesta quarta-feira.

No comunicado desta quarta-feira, a Fitch ainda acrescenta que prevê que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro vá fechar 2015 com contração de 3,7%. Para 2016, a previsão também é de desempenho ruim: -2,5%.

Publicidade

Com duas agências rebaixando a nota do Brasil, muitos fundos de investimentos que utilizam esse critério para investir em um país são obrigados a retirar o dinheiro.

Há uma semana, outra agência, a Moody's, avisou que a nota de crédito do Brasil está sendo revisada e alertou que há risco de rebaixamento. Entre os motivos também está a "paralisia política", segundo o comunicado.

Levy não responde se permanece no cargo, após Fitch tirar grau de investimento do Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.