Carro com câmera inteligente faz varreduras por ruas de BH em busca de pessoas desaparecidas
Veículo é equipado com sistema de inteligência artificial ligado à base de dados da Polícia Civil de Minas Gerais
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
Um carro equipado com uma câmera inteligente no teto tem sido mais um aliado das forças de segurança de Minas Gerais na procura por pessoas desaparecidas.
O veículo circula pelas áreas mais movimentadas de Belo Horizonte fazendo uma varredura em busca de cidadãos que constam como desaparecidos no sistema da Polícia Civil.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
A identificação acontece graças às lentes ligadas a um sistema com inteligência artificial, como explica Afonso Oliveira, CEO da empresa Anjos da Guarda, responsável pelo projeto batizado de Palmas.
"É um veículo elétrico. Nós circulamos pelo hipercentro de Belo Horizonte, em áreas como a rodoviária, restaurante popular, praça da Estação. As imagens são processadas pela câmera e enviadas em tempo real para os nossos operadores na central de operações. Quando temos a identificação positiva na ordem de 80%, nós fazemos checagem em tempo real na base de dados da Polícia Civil. Se a pessoa ainda consta como desaparecida, nós repassamos o caso para a Delegacia de Pessoas Desaparecidas", detalhou sobre o uso da câmera vinda da Europa.
O projeto faz parte de uma ação social da empresa. O carro circula pelas ruas da capital mineira cinco horas por dia, durante cinco dias da semana, sem nenhum custo para o poder público. Desde a criação, a iniciativa detectou sete rostos de pessoas que já passaram pela lista de desaparecidos. Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, são casos de pessoas que já haviam sido localizadas, mas o projeto segue em ativo em busca de não localizados.
Tecnologia na segurança
O uso de inteligência artificial também é uma aposta da empresa para o mercado de segurança privada. A companhia desenvolveu um totem integrado com câmeras inteligentes que podem ser usados em lojas e mercados.
Batizado de Olhos de Anjos, o sistema é capaz de monitorar o comportamento de pessoas que circulam pelos comércios. Em caso de ações que saiam do padrão, a central de monitoramento é avisada.
"Eu posso identificar uma pessoa em situação de risco caída ao chão. Eu posso identificar um veículo na contramão ou uma moto no passeio - que pode ir de uma entrega de aplicativo de corrida ou roubo em curso. A partir do processamento da informação, a central é informada e a gente tem a entrega compulsória das imagens para as polícias civil e militar", comentou o CEO que tem 35 anos de mercado.
"É uma evolução. Eu percebo com muita clareza que não vamos abrir mão da colaboração do ser humano. Por mais que eu tenha tecnologia, a análise crítica é do homem porque a sensibilidade é dele. Mas percebemos que, cada vez mais, a tecnologia vem para agregar e trazer mais resultados em termos de percepção de segurança para todos e vem contribuir para subir a régua. Não dá para exigir que centrais de monitoramento tenham uma detecção exclusivamente humana", avaliou Afonso Oliveira sobre o desenvolvimento digital.
As tecnologias da empresa estão expostas na Superminas 2023, a maior feira e supermercadista do Brasil. O evento acontece entre os dias 17 e 19 de outubro, no Expominas, na região oeste de Belo Horizonte.
Serviço
Superminas 2023
Data: 17, 18 e 19 de outubro
Local: Expominas - Avenida Amazonas, 6.200 - Gameleira, Belo Horizonte/MG
Informações: www.superminas.org.br