Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Incêndio volta a atingir áreas da Serra do Rola Moça, na Grande BH

Bombeiros e brigadistas trabalham no combate às chamas na região

Minas Gerais|Do R7 com Record Minas

Bombeiros combatem incêndio com ajuda de helicópteros
Bombeiros combatem incêndio com ajuda de helicópteros Bombeiros combatem incêndio com ajuda de helicópteros

Em sobrevoo realizado na manhã desta quarta-feira (21), militares do Corpo de Bombeiros localizaram novos focos de incêndio no Parque Estadual Serra do Rola Moça, na região metropolitana de Belo Horizonte, e já iniciaram uma operação de combate e controle das chamas na área de preservação. 

Além do helicóptero do Corpo de Bombeiros, uma aeronave da Polícia Civil e brigadistas por terra também trabalham no combate ao fogo. Mas, segundo o capitão dos bombeiros Thiago Miranda, a extensão do parque e a ação das pessoas que vivem no entorno da área de preservação dificultam a prevenção e controle das chamas.

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Publicidade

— O Rola Moça é um parque muito grande, é o segundo maior do Brasil, e a gente tem aqui uma estrada que passa por dentro das cidades. Então, é bem difícil conter a ação das pessoas, tando os criminosos quando aqueles fogos de preparos de alimentos, manifestações religiosas com velas e celebrações diversas. O cidadão precisa ter muita consciência. 

Ainda conforme Miranda, a onda de incêndios registrada na região já destruiu aproximadamente 1750 campos de futebol, o que corresponderia à metade da área total do Parque do Rola Moça que, segundo o IEF (Instituto Estadual de Florestas), é de 3.941,09 hectares. Ele também alerta para os prejuízos aos recursos hídricos.

Publicidade

— O Parque tem aqui dentro nascentes muito importantes para nossa cidade e, sempre que há um incêndio, há uma diminuição dessas nascentes, o que isso é muito prejudicial, ainda mais em um momento de crise hídrica.

Além da Serra do Rola Moça, um incêndio de grandes proporções também atinge o Parque Nacional da Serra do Cipó, na região central de Minas Gerais. No local, o fogo teve início no último sábado (17) e está sendo combatido pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e pela Polícia Militar de Meio Ambiente.

Publicidade

Situação de emergência

Devido ao número de incêndios registrados nos últimos dias em Minas Gerais, o governador Fernando Pimentel decretou situação de emergência no Estado. Na prática, a medida agiliza a liberação de recursos para compra de materiais para combate às queimadas, assim como a redução da burocracia para acessar verbas federais. O decreto tem duração de 90 dias. Além disso, ele também anunciou a liberação de R$ 8 milhões para combater queimadas em Minas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.