Governo decreta situação de emergência em Minas devido a incêndios em reservas
Somente no sábado (17), bombeiros combatiam 42 focos na Grande BH
Minas Gerais|Do R7
A destruição provocada por dezenas de focos de incêndio nos últimos dias fez o governador Fernando Pimentel (PT) a decretar situação de emergência em todo o Estado. Com as temperaturas atingindo níveis recordes (como os 37,4ºC registrados em BH no dia 16) e a baixa umidade do ar, o tempo seco favorece a ocorrência de queimadas e dificulta os trabalhos de combate.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
Na prática, a oficialização do estado de emergência agiliza a liberação de recursos para compra de materiais para combate às queimadas, assim como a redução da burocracia para acessar verbas federais. O decreto foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial neste domingo (17) e tem duração de 90 dias.
O governador justifica o decreto devido ao "número de incêndios provocados pela prolongada estiagem em diversas regiões do Estado de Minas Gerais, de forte intensidade, provocando severos danos e prejuízos (...) os riscos de graves danos humanos, sociais, materiais e ambientais, de impossível ou difícil reversibilidade, às populações atingidas; a necessidade de adoção de medidas administrativas urgentes em razão dessa situação extraordinária, a demandar intensiva conjugação de esforços entre órgãos e entidades públicos e privados".
De acordo com o Corpo de Bombeiros, somente na região metropolitana foram combatidos 42 focos de incêndio no sábado (17). O caso mais preocupante é no Parque Estadual do Rola Moça, onde bombeiros e brigadistas trabalham desde quarta-feira (14) para combater as chamas. No sábado (17), 137 brigadistas e bombeiros tentavam conter o incêndio com a ajuda de dois helicópteros e aviões de pequeno porte. A direção do parque afirma que há indícios claros de que as chamas foram provocadas de forma criminosa. Um homem foi visto por funcionários em atitude suspeita na mata e conseguiu escapar da fiscalização.