Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após decretar emergência, governo libera R$ 8 milhões para combater incêndios

Dinheiro vai ser usado para locação de caminhões pipa e compra de equipamentos

Minas Gerais|Do R7

No fim de semana, bombeiros registraram 200 incêndios na Grande BH
No fim de semana, bombeiros registraram 200 incêndios na Grande BH No fim de semana, bombeiros registraram 200 incêndios na Grande BH

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), anunciou nesta segunda-feira (19), a liberação de R$ 8 milhões para combater os incêndios no Estado. A informação foi dada pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz.

Pimentel já havia declarado situação de emergência em Minas por causa da destruição causada nas reservas ambientais nos últimos dias. Segundo o governo, o dinheiro será destinado à compra de equipamentos, ao aluguel de aviões e a outras ações emergenciais já aprovadas.

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Publicidade

Entre as medidas está a locação de caminhões pipa, contratação de veículos 4x4, aquisição de caixas d'água de 20 mil litros e contratação de horas de voo de aviões de combate e incêndios florestais.

Minas decretou situação de emergência no último domingo (18), em decreto publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado. Segundo o decreto, a medida se deve à "situação anormal derivada da ocorrência crescente de grande número de incêndios provocados pela prolongada estiagem em diversas regiões de Minas Gerais, de forte intensidade, provocando severos danos e prejuízos ao estado e aos municípios afetados".

Publicidade

O decreto alerta, também, para os riscos de graves danos humanos, sociais, materiais e ambientais às populações atingidas e destaca a necessidade de adoção de medidas administrativas urgentes em razão dessa situação extraordinária, unindo esforços entre órgãos e entidades públicas e privadas.

A situação de emergência vai vigorar pelos próximos 90 dias. Na prática, o decreto permite ao Estado reforçar o processo de combate às queimadas, agilizando a mobilização de recursos humanos, como a união de esforços e deslocamento de efetivos do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, brigadistas e de outros órgãos do governo.

Publicidade

Fim de semana

No último final de semana, foram registrados 26 focos de incêndio nas unidades de conservação estaduais. O mais grave o ocorreu no Parque Estadual do Rola Moça, atingindo uma área de 1.009 hectares. O fogo foi debelado.

Os bombeiros registraram mais de 200 incêndios apenas na região metropolitana durante o mesmo período. Segundo informações da corporação, foram 142 ocorrências no sábado (17) e 62 no domingo (18). Em todo o Estado foram cerca de 400 focos de incêndio no último sábado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.