Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Parque Nacional da Serra do Cipó é fechado por causa de incêndios 

Vários focos de incêndio atingem a área do parque desde o último sábado (19)

Minas Gerais|Do R7

Incêndio atingiu várias áreas da Serra do Cipó, em Minas
Incêndio atingiu várias áreas da Serra do Cipó, em Minas Incêndio atingiu várias áreas da Serra do Cipó, em Minas

O Parque Nacional da Serra do Cipó, na região central de Minas Gerais, foi fechado a partir desta terça-feira (20) devido a vários focos de incêndio que atingem a área de preservação desde o último sábado (17).

Segundo o chefe da unidade de conservação, Flavio Lúcio Braga Cerezo, 38 brigadistas, sendo 33 do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e cinco do Parque Estadual do Limoeiro, além de 27 brigadistas voluntários, trabalham no combate às chamas. Uma aeronave da PM (Polícia Militar) também ajuda no monitoramento dos focos de incêndio.

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Publicidade

Ainda conforme Cerezo, a decisão de fechar o parque foi adotada em razão dos riscos aos visitantes. Nesta terça-feira, há um foco de incêndio grande na região da Serra dos Alves e outros menores que já estão controlados pelos brigadistas.

— Por questões de segurança dos visitantes e também pela necessidade de envolver toda a equipe do parque no combate ao incêndio, decidimos fechar o parque a partir desta terça-feira.

Publicidade

Cerezo informou ainda que, após o controle de todos os focos, a equipe do ICMBio fará uma avaliação da área queimada e também das questões de segurança necessárias à reabertura do parque à visitação. 

Situação de emergência

Devido ao número de incêndios registrados nos últimos dias em Minas Gerais, o governador Fernando Pimentel decretou situação de emergência no Estado. Na prática, a medida agiliza a liberação de recursos para compra de materiais para combate às queimadas, assim como a redução da burocracia para acessar verbas federais. O decreto tem duração de 90 dias. Além disso, ele também anunciou a liberação de R$ 8 milhões para combater queimadas em Minas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.