Ato reúne 200 juízes e desembargadores em apoio a Sérgio Moro
Magistrados se reuniram vestindo toga no Museu da Justiça, no centro
Rio de Janeiro|Do R7
Magistrados se reuniram, nesta segunda-feira (14), no prédio do Museu da Justiça, no centro do Rio, em defesa da independência do Judiciário e do juiz Sergio Moro, responsável pelas decisões da operação Lava Jato. Duzentas juízes e desembargadores vestindo toga participaram do ato da Amaerj (Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro).
De acordo com a presidente da associação, Renata Gil, o manifesto “inédito e vanguardista” é uma resposta à representação do Sindicato dos Advogados de São Paulo contra uma decisão do juiz Moro. Para ela, a discussão do conteúdo das decisões fere a independência do Judiciário.
Durante o ato, Renata leu nota da entidade em apoio aos magistrados que atuam na operação Lava-Jato e um texto enviado pelo juiz federal Sergio Moro.
Em nota, Moro agradeceu pelo apoio da associação da classe, que, segundo ele, reúne juízes que aplicam a lei diante de poderosas organizações criminosas mesmo que, por vezes, corram risco de morte.
O ato contou ainda com a participação do presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, e da corregedora-geral, Maria Augusta Vaz. Magistrados de diferentes comarcas do interior, impossibilitados de comparecer, também tiraram fotos usando toga.