Secretário rebate crítica de Haddad sobre policiamento na Cracolândia
Ontem, prefeito da capital usou o Twitter para alfinetar governo do Estado
São Paulo|Do R7
Sem citar diretamente o governo de São Paulo, o prefeito da capital, Fernando Haddad (PT), usou o Twitter na quinta-feira (20) para criticar o policiamento na região da Cracolândia. “cobram da União a fiscalização de 17 mil km de fronteiras contra a droga, mas as polícias locais não controlam um quarteirão da LUZ”, escreveu.
Nesta sexta-feira (21), o secretário estadual da Segurança Pública, Fernando Grella, comentou a declaração do prefeito.
— Quem criticou reiteradamente a ação das polícias na Cracolândia, chamando-a inclusive de ‘lamentável’, foi a prefeitura. O governo do Estado de São Paulo continuará combatendo os traficantes sem hesitação. Para termos sucesso nesse difícil desafio, seguimos dispostos a unir esforços do governo federal, da Prefeitura de São Paulo e dos demais municípios do Estado.
A publicação de Haddad não recebeu muitos apoios. O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Santa Cecília cobrou respostas do prefeito no microblog. “Você tem hoje lá mais de 20 viaturas da GCM [Guarda Civil Metropolitana] sob seu comando, centenas de GCM. Para quê? Foi seu secretário [Roberto] Porto [de Segurança Urbana] quem deixou a PM distante”, respondeu o conselho.
Na quinta-feira (20), o helicóptero da Rede Record sobrevoou a Cracolândia e mostrou que os barracos, removidos em janeiro em uma ação da prefeitura, voltaram a ocupar espaço nas proximidades da praça Júlio Prestes. Nas imagens, garis aparecem recolhendo grande quantidade de lixo na esquina da rua Helvétia com a alameda Dino Bueno.