Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Remédio em teste ajuda pacientes a perder mais de 15 kg em 72 semanas, diz farmacêutica

Aprovada nos EUA para tratar diabetes tipo 2, no Brasil a tizerpatida ainda está sob a análise da Anvisa

Saúde|Do R7


Medicamento utilizado para tratar diabetes tipo 2 ajuda na perda de peso
Medicamento utilizado para tratar diabetes tipo 2 ajuda na perda de peso

A farmacêutica Eli Lilly and Co. afirmou que seu remédio tizerpatida, aprovado nos Estados Unidos para tratar diabetes tipo 2 sob o nome comercial de Mounjaro, ajudou pessoas com sobrepeso ou obesidade a emagrecer até 15,6 kg em um período de 72 semanas.

O estudo, diz a empresa, já está em estágio avançado, mas ainda não foi publicado em revistas científicas nem passou por revisão de pesquisadores independentes.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Um deles, o Ozempic, cujo princípio ativo é a semaglutida recebido recomendação off-label (fora das indicações da bula) de médicos e ampla divulgação de influenciadores nas redes sociais.


O mesmo laboratório que desenvolveu o Ozempic lançou o Wegovy, uma versão estudada, com doses mais altas de semaglutida, destinado exclusivamente ao tratamento de obesidade ou sobrepeso com comorbidades relacionadas.

O Wegovy foi aprovado pela Anvisa em janeiro e deve chegar às prateleiras das farmácias no segundo semestre.


Entidades médicas alertam para os riscos do uso indiscriminado desses produtos. Ponderam também sobre a necessidade de avaliar, em cada caso, as melhores estratégias para a perda de peso, que incluem mudanças na dieta e exercícios físicos.

Leia também

Segundo o laboratório, os novos dados reforçam estudos anteriores em que o medicamento ajudou participantes sem diabetes a perder até 22% do peso com injeções semanais. Para pacientes comuns tratados com a maior dose possível do remédio, nos testes anteriores, diz a Eli Lilly que a perda superou 22 quilos.


"Não tínhamos visto esse grau de redução do peso", diz Nadia Ahmad, diretora médica de desenvolvimento clínico para a obesidade da Eli Lilly.

A farmacêutica pretende pedir registro na FDA (Food and Drug Administration), equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, para que o produto seja vendido para emagrecimento.

Vendas

No Brasil, a liberação do medicamento para uso contra a diabetes ainda está sob análise da Anvisa. Se aprovado para ajudar na perda de peso, a tizerpatida pode se tornar a droga mais eficiente até hoje no arsenal de medicamentos que estão mudando o tratamento da obesidade, relacionada a dezenas de doenças que levam à incapacidade ou até mesmo à morte.

Analistas da indústria preveem que a tizerpatida poderia se tornar um dos remédios mais comercializados, com vendas anuais superando a cada dos US$ 50 bilhões (cerca de R$ 250 bilhões). Espera-se que ele ultrapasse as vendas do Ozempic e do Wegovy.

*Com agências internacionais

O que você pode fazer para reduzir o risco de ter câncer colorretal

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.