Zoológico pede a visitantes que parem de mostrar celulares a gorilas: 'Afeta relacionamentos'
Fotos e vídeos armazenados nos aparelhos podem despertar comportamento antissocial nos primatas, alegam especialistas
Tecnologia e Ciência|Do R7
Evite mostrar fotos e vídeos em celulares aos gorilas. Isso porque, de acordo com placa colocada no recinto da espécie no Zoológico de Toronto, no Canadá, "alguns conteúdos podem ser perturbadores [para eles] e afetar relacionamentos e comportamento dentro das famílias".
É o que, segundo Maria Franke, diretora de conservação e bem-estar da vida selvagem do zoológico, tem acontecido com Nassir, gorila que vive no local. "Nassir gosta muito desses vídeos. Isso fazia com que ele se distraísse e não interagisse com os outros", explicou a especialista em entrevista ao jornal Toronto Star.
A medida ocorre no momento em que vídeos com primatas fascinados diante dos aparelhos móveis conseguem alto engajamento nas redes sociais.
Ainda assim, outros profissionais da área evitam chamar o encanto dos animais com as telinhas de vício. "Acho que, mesmo que um macaco se interesse pelo celular, não diria que isso necessariamente constitui algum tipo de vício", argumentou Chris Martin, pesquisador do Zoológico de Indianápolis. "Acho que eles provavelmente estão apenas curiosos. Eles são curiosos e inteligentes”, afirmou.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Ele acrescenta que grandes símios e outros primatas também demonstraram entender a correspondência entre uma imagem digital 2D e uma coisa real no mundo. "Acho que é por isso que imagens e vídeos são interessantes para eles, da mesma forma que são para nós", disse.
Influenciadora criada por inteligência artificial recebe elogios apaixonados de fãs: 'Você é linda'