Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

CPI do Carf rejeita pedidos de convocação do filho de Lula e de ex-ministros

Senadores da base do governo reforçaram a derrubada dos requerimentos

Brasil|Rodrigo Vasconcelos, do R7, em Brasília


Filho de Lula, Luís Cláudio se livrou de depor na CPI do Carf
Filho de Lula, Luís Cláudio se livrou de depor na CPI do Carf

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Senado Federal que investiga denúncias de crimes no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) rejeitou os pedidos de convocação do filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Luís Cláudio Lula da Silva, nesta quinta-feira (5).

Além de Luis Cláudio, os membros da comissão também negaram os requerimentos que convocavam os ex-ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral no governo Dilma) e Erenice Guerra (Casa Civil no governo Lula).

Maioria no colegiado, os parlamentares da base aliada do governo sustentaram a derrubada das oitivas de Luís Cláudio e dos ex-ministros. Entre eles, a relatora da CPI, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) , que reclamou da terceira tentativa de convocar Erenice Guerra.

— São requerimentos com objetivos meramente políticos.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Publicidade

Luís Cláudio, Gilberto Carvalho e Erenice Guerra foram alvo de investigações da 4ª fase da Operação Zelotes, da Polícia Federal, deflagrada no fim de outubro. Eles são suspeitos de atuar em favor de empresas do setor automotivo para ‘comprar’ a aprovação de medidas provisórias.

A empresa de Luís Cláudio, LFT Marketing Esportivo, teria recebido cerca de R$ 1,5 milhão em 2014 da Marcondes e Mautoni Empreendimentos, firma que teria participado do esquema. Os sócios da empresa, Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, estavam entre os cinco suspeitos presos pela PF.

Também foram rejeitados pelos senadores governistas os pedidos de quebra de sigilo fiscal, bancário, telefônico e telemático de Erenice Guerra, de Luis Cláudio e da empresa dele, a LFT Marketing Esportivo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.