Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Engenheiros que atestaram segurança de barragem são presos

Os dois mandados foram expedidos pela Justiça de Minas Gerais e cumpridos na cidade de São Paulo

Brasil|Giuliana Saringer, do R7, com Rafael Custódio, da Agência Record

Mandados foram expedidos pela Justiça de MG
Mandados foram expedidos pela Justiça de MG Mandados foram expedidos pela Justiça de MG

Dois engenheiros que teriam atestado a segurança da barragem que rompeu em Brumadinho (MG) foram presos na manhã desta terça-feira (29) na zona sul de São Paulo. 

O R7 teve acesso ao documento com exclusividade, classificado como restrito, assinado pelo engenheiro Makoto Namba, da Tüv Süd Bureau de Projetos, e pelo engenheiro da Vale César Augusto Paulino Granchamp.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Estadual de Minas Gerais e cumpridos pelo MP-SP (Ministério Público de São Paulo) e pela Polícia Civil de São Paulo.

Além dos dois engenheiros, também foram presos três funcionários da Vale, em Minas Gerais, diretamente envolvidos e responsáveis pelo empreendimento minerário e seu licenciamento. As prisões são temporárias e têm prazo de 30 dias.

Publicidade

A Justiça cumpre sete mandados de busca e apreensão em sedes de empresas e residências de pessoas envolvidas. 

Leia também

As autoridades investigam se os documentos feitos por empresas contratadas pela Vale, que atestavam a segurança da barragem, podem ter sido fraudados. 

Publicidade

O Ministério Público de Minas Gerais afirma que cinco pessoas foram presas: Makoto Namba e André Yum Yasuda foram presos em São Paulo, enquanto o Rodrigo Artur Gomes de Melo, Ricardo de Oliveira e César Augusto Granchamp foram presos em Minas Gerais. O R7 tenta contato com a defesa dos citados. 

Em nota, a Vale afirma que está colaborando com as autoridades.

Publicidade

"Referente aos mandados cumpridos nesta manhã, a Vale informa que está colaborando plenamente com as autoridades. A Vale permanecerá contribuindo com as investigações para a apuração dos fatos, juntamente com o apoio incondicional às famílias atingidas.

Procurada, consultoria alemã Tüv Süd manteve o posicionamento anterior e não comentou as prisões de hoje. 

"A Tüv Süd Brasil lamenta profundamente o rompimento da Barragem I da Mina de Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais.

A Tüv Süd Brasil fez duas avaliações da barragem a pedido da Vale: uma revisão periódica da segurança da barragem (junho de 2018) e uma inspeção regular da segurança da barragem (setembro de 2018).

Devido às investigações em andamento, a Tüv Süd Brasil não irá se pronunciar neste momento e fornece todas as informações solicitadas pelas autoridades."

O rompimento da barragem I da mina do Córrego do Feijão deixou pelo menos 65 mortos até o momento. Além disso, as autoridades ainda buscam por 279 desaparecidos. 

Especialistas apontam que método em Brumadinho é barato e inseguro 

undefined
undefined undefined

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.