Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Pandemia acelera popularização da telemedicina

O Estúdio News desta quarta-feira (15) discute os desafios do atendimento médico virtual

Brasil|Do R7

Carlos Eduardo Camargo, Gustavo Toledo e Carlos Carvalho
Carlos Eduardo Camargo, Gustavo Toledo e Carlos Carvalho

A necessidade de diminuir a mobilidade das pessoas durante a pandemia contribuiu para que o Conselho Federal de Medicina concordasse em liberar, temporariamente, atendimentos virtuais de pacientes em isolamento. As vantagens e os desafios da telemedicina serão abordados no Estúdio News desta quarta-feira (15) pelo pneumologista do Incor, Carlos Carvalho, e pelo diretor-técnico da startup Brasil Telemedicina, Carlos Eduardo Camargo.

O assunto já era debatido há alguns anos no ambiente médico, mas a impossibilidade de exames clínicos por meio de plataformas digitais causava resistência em aceitar a popularização da teleconsulta. Segundo o dr. Carlos Carvalho, que integra o centro de contingência da covid-19 em São Paulo, a modalidade enfrenta certas limitações, mas há muitas vantagens também.

"Ela não vai resolver todas as situações, mas vai trazer muitas soluções de grande interesse para a população e de grande interesse para o serviço público, podendo baratear o custo da saúde, que é elevadíssimo". 

A pressa em oferecer atendimento médico em meio ao isolamento, adiou um debate mais profundo sobre a segurança da telemedicina. Presente no mercado de saúde online há 10 anos, o diretor-técnico da Brasil Telemedicina, Carlos Eduardo Camargo, preocupa-se com a discussão da proteção de dados do médico e do paciente.


"É uma das principais preocupações que todos os dados vinculados de qualquer pessoa nas plataformas de consulta médica sejam protegidos. Nós temos que garantir segurança para que médicos e pacientes não tenham seus dados jogados para que as pessoas possam usar isso para qualquer outra finalidade".

O Estúdio News vai ao ar às quartas-feiras, às 22h, com reprise aos sábados, no mesmo horário. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.