Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ciro Nogueira se reúne com futuro ministro da Casa Civil de Lula para discutir transição

Encontro com o ex-governador da Bahia Rui Costa ocorreu nesta terça-feira (13), no Palácio do Planalto, em Brasília

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, se reúne com o futuro titular da pasta, Rui Costa
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, se reúne com o futuro titular da pasta, Rui Costa O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, se reúne com o futuro titular da pasta, Rui Costa

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), recebeu, nesta terça-feira (13), a visita do futuro titular da pasta, Rui Costa (PT-BA), no Palácio do Planalto. No encontro, os políticos discutiram o processo de transição entre os governos.

"A reunião foi bastante positiva e ocorreu em clima de tranquilidade. Uma transição de governo tranquila mostra maturidade de quem está saindo e de quem chega para a nova gestão", disse Costa após o encontro.

O ex-governador da Bahia disse ainda que ele e Nogueira estão comprometidos com o respeito à institucionalidade. O encontro ocorreu no gabinete da Casa Civil. O piauiense, por sua vez, mostrou a estrutura do Ministério e funcionários para o futuro titular da pasta.

Leia também

É a primeira vez que Costa e Nogueira se encontram após o ex-governador ser indicado para assumir a Casa Civil pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Publicidade

O atual ministro da Casa Civil, aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), deixará o cargo no fim do ano e voltará a atuar como senador, com mandato até 2026. Ao R7, Nogueira afirmou que será fará ao governo de Lula.

Ministros

Rui Costa se soma ao time de ministros já anunciados por Lula. São eles: Fernando Haddad, na Fazenda; José Múcio, na Defesa; Mauro Vieira, nas Relações Exteriores; Margareth Menezes, na Cultura; e Flávio Dino, na Justiça e Segurança Pública.

Publicidade

Lula deve anunciar mais nomes que comandarão os ministérios após as negociações que envolvem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do estouro, que abre espaço no Orçamento de 2023 para bancar as promessas feitas pelo petista durante a campanha eleitoral. O texto já foi aprovado com folga pelo Senado e aguarda análise na Câmara dos Deputados, onde há resistências.

Entre os nomes cotados de ministeriáveis estão Alexandre Padilha (PT-SP) para o Ministério das Relações Institucionais, Marina Silva (Rede-SP) para o Ministério do Meio Ambiente e Simone Tebet (MDB-MS) para o Ministério do Desenvolvimento Social (atual Cidadania).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.