Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inmet emite alerta de perigo de chuvas intensas nas regiões Sul e Centro-Oeste

Segundo o instituto, na Região Sul, o avanço da frente fria no início desta semana provocará chuvas fortes

Brasília|Do R7, em Brasília

Inmet alerta para perigo de chuvas fortes em 7 estados

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou alerta de chuvas intensas, que podem chegar a 100 milímetros nesta terça-feira (16). A previsão é de que os ventos em sete estados das regiões Sul e Centro-Oeste alcancem 100 km/h.

A quantidade de água da chuva é medida em milímetros. Cada unidade equivale a um litro de água por metro quadrado (l/m²). Segundo o Inmet, uma chuva é considerada forte quando fica entre 20 mm e 50 mm por dia. O alerta de perigo (laranja) abrange também o estado de Rondônia, na região Norte (veja mapa).

De acordo com o instituto, acumulados de chuva poderão ultrapassar 80 milímetros até a próxima segunda-feira (22), especialmente no Norte, devido à combinação do calor e alta umidade, e pela zona de convergência intertropical (ZCIT). Os fatores continuam influenciando as instabilidades na região, provocando chuvas intensas. Na Região Sul, o avanço da frente fria no início desta semana provocará chuva localmente forte.

O avanço da frente fria no início desta semana provocará chuva localmente forte na região. Para o Norte são previstas pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 80 mm em áreas do Amazonas, Pará e Amapá, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Não estão descartadas pancadas de chuva isolada com menores acumulados, principalmente no sudeste do Tocantins, onde é prevista redução de chuva ao longo da semana.

Publicidade

No Centro-Oeste, a chuva deverá ser mais localizada na parte central e oeste dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com volumes superiores a 40 mm, nesta semana. Nas demais áreas, são previstos menores volumes, principalmente no centro-norte de Goiás e Distrito Federal.

Para o Sudeste o tempo quente e seco irá predominar sobre o norte de Minas Gerais. Nas demais áreas, são previstos volumes inferiores a 20 mm, mas as chuvas devem ocorrer no leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, com volumes que podem ultrapassar os 50 mm, a partir de quarta-feira (17). Em grande parte da região Sul, o avanço de uma frente fria no início da semana irá provocar chuva com volume acima de 80 mm e que pode vir acompanhada de raios, rajadas de vento, trovoadas e possíveis queda de granizo.

No Nordeste, a previsão é de chuva em forma de pancada que pode superar os 50 mm na costa norte e leste da região, desde o Maranhão até a Bahia. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuva.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.