Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

OAB-DF doa 4 mil vacinas contra a gripe à Secretaria de Saúde

Doses são sobra do estoque negociado entre o órgão e o Instituto Butantan. Governo admitiu que imunizantes estavam acabando

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Postos de saúde do DF ficam sobrecarregados de pacientes com sintomas gripais
Postos de saúde do DF ficam sobrecarregados de pacientes com sintomas gripais Postos de saúde do DF ficam sobrecarregados de pacientes com sintomas gripais

Após a Secretaria de Saúde do Distrito Federal reconhecer que os estoques de vacinas contra a gripe estavam quase zerados, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu doar ao governo local as doses que sobraram da campanha de imunização promovida internamente pelo órgão. A entrega está marcada para as 9h desta quinta-feira (6).

Ao todo, a Caixa de Assistência dos Advogados vai repassar 4.055 doses à secretaria. No ano passado, esses imunizantes foram obtidos pela OAB gratuitamente no Instituto Butantan, que produz as vacinas contra a influenza no país. Elas estão armazenadas na clínica PreCAAver e vencem em março deste ano. 

De acordo com a Ordem, 20 mil doses desse lote foram aplicadas nos associados e seus familiares ao longo de 2021. Agora, as remanescentes serão disponibilizadas à população do DF, diante do aumento na demanda por esses fármacos.

Leia também

Na terça-feira (4), a Secretaria de Saúde informou que postos de saúde da região oeste, por exemplo, não tinham mais nenhuma dose da vacina contra a gripe. Na sudoeste, restavam apenas dez unidades. Segundo a Pasta, não havia perspectiva de reabastecimento, já que todas as vacinas estocadas na Rede de Frios já tinham sido distribuídas.

Publicidade

Com o fim dos estoques, a orientação é esperar o início da campanha de vacinação de 2022, que deve começar entre março e abril, para prevenir infecções durante o inverno. Na campanha do ano passado, o DF recebeu 1,1 milhão de doses, das quais 90,99% foram aplicadas.

Acompanhando a tendência de outros estados, os casos de gripe têm aumentado desde o fim do ano passado e início deste ano no DF, o que levou a uma corrida aos hospitais de pessoas com sintomas gripais, além da procura por vacinasnos postos de saúde. Apenas nos laboratórios particulares, houve um salto de 24% no número de exames com resultado positivo para gripe entre novembro e dezembro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.