Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Petrobras vai ceder à Argentina parte do gás natural que compra da Bolívia

Medida temporária, que iniciará em julho, faz parte de um acordo com a Energia Argentina e prevê destinar até 5 milhões de m³/dia

Brasília|Do R7, em Brasília, com informações da Agência Estado

Cessão ocorrerá durante os meses de inverno (Rogério Reis/Agência Petrobras/via Agência Brasil )

A Petrobras vai ceder à Argentina uma parte de sua cota de gás natural comprada da Bolívia a partir de julho. A medida faz parte de um acordo fechado com a Enarsa (Energia Argentina) e prevê destinar até 5 milhões de metros cúbicos por dia. O gás será utilizado para suprir usinas termelétricas, demandas residenciais e industriais na província de Salta e outras localidades da região norte argentina.

A cessão ocorrerá durante os meses de inverno, enquanto o país vizinho aguarda pela conclusão do gasoduto norte, licitado recentemente. Após a conclusão das obras, a região norte da Argentina será atendida com gás vindo das reservas dos campos de Vaca Muerta.

O acordo para ceder o gás faz parte de um memorando de entendimentos assinado em 18 de abril entre a Petrobras e a Enarsa, que prevê, ainda, o intercâmbio de informações, a identificação e estudos de viabilidade para cooperação energética entre as empresas.

Reformas trabalhistas

No último dia 30, o Congresso da Argentina aprovou o polêmico pacote de reformas trabalhistas proposto pelo presidente Javier Milei. A votação contou com 142 a favor, 106 contra e 5 abstenções, no entanto, o número de artigos foi reduzido, passando de 60 para 17.

A nova lei exclui duas empresas estatais importantes do programa de venda para a iniciativa privada. O governo desistiu de vender o Banco Nación e as Aerolíneas Argentinas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.