Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Receita Federal anuncia bloqueio de encomendas internacionais com potencial de risco

Objetivo é obter mais informações sobre padrões técnicos exigidos e proteger consumidor, informou secretário do órgão

Brasília|Victoria Lacerda, do R7, em Brasília

Receita anuncia bloqueio de encomendas internacionais (Marcello Casal Jr/Agência Brasil - Arquivo)

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou nesta terça-feira (16) que está em contato com agências reguladoras para bloquear a importação de remessas internacionais que possivelmente não estejam em conformidade com as regras brasileiras. objetivo é proteger o consumidor, disse o secretário.

Durante sua participação em um evento da FPE (Frente Parlamentar do Empreendedorismo), Barreirinhas informou que a Receita tem dialogado sobre o assunto com a Anatel, a Anvisa e o Inmetro.

LEIA TAMBÉM

“Estamos monitorando o comportamento das plataformas. Sei que há grandes galpões sendo construídos. A Receita Federal possui ferramentas para limitar abusos ao comércio nacional e vamos utilizá-las para evitar que isso saia do controle. Enviamos alguns avisos, se você está construindo galpões aqui, lembre-se de que a conta não é definitiva”, afirmou Barreirinhas.

Ele afirmou que o objetivo da Receita é obter mais informações sobre os padrões técnicos exigidos pela indústria nacional e aplicá-los às importações, impedindo aquelas que não estejam em conformidade.

Publicidade

Barreirinhas citou como exemplo as fábricas de roupas brasileiras, que devem seguir padrões de tecidos e tintas para evitar riscos ao consumidor, assim como ocorre em outros setores.

No caso de brinquedos, existe o potencial risco para as crianças, que frequentemente colocam os brinquedos na boca, disse. “Isso não depende de lei ou algo assim. Se houver um laudo indicando que a plataforma não pode vender o produto, ele será devolvido ou destruído.”

Publicidade

Se as empresas estrangeiras insistirem em enviar produtos que não estejam em conformidade com as regras brasileiras, elas podem ser removidas do programa Remessa Conforme.

O programa concede isenção de imposto de importação para compras abaixo de US$ 50. Se excluída do programa, a alíquota do tributo é de 60%, com incidência adicional de 17% de ICMS.

Publicidade

Barreirinhas mencionou a possibilidade de aumento da alíquota atual do imposto de importação, atualmente em zero para produtos de até US$ 50.

“A portaria do Remessa Conforme estabelece que a Receita vai monitorar o andamento do programa e produzirá relatórios bimestrais, incluindo sugestões de alíquotas para o imposto de importação”, disse.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.