Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Republicanos planeja novo cenário para Damares após troca na chapa de Ibaneis

Presidente do partido de Damares afirma que Bolsonaro 'não manda no Republicanos no DF' e marca reunião para definir futuro

Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília

Damares Alves, ex-ministra da Mulher
Damares Alves, ex-ministra da Mulher Damares Alves, ex-ministra da Mulher

O Republicanos, partido da ex-ministra Damares, vai se reunir para definir a qual cargo ela vai concorrer nas eleições deste ano, após a retirada da pré-candidatura ao Senado. A desistência foi confirmada na noite desta terça-feira (19), quando Damares, o ex-governador do DF José Roberto Arruda e o atual governador da capital federal, Ibaneis Rocha, estiveram no Palácio do Planalto conversando com Bolsonaro. Os líderes do Republicanos não participaram das conversas e devem se reunir amanhã, quarta-feira (20), para traçar novos planos.

O chefe do partido na capital, Wanderley Tavares, rechaçou a ideia de que o presidente da República tenha o comando das decisões políticas da legenda em Brasília. "Bolsonaro não manda no Republicanos no Distrito Federal", afirmou Tavares ao R7. Ele ainda disse que o Republicanos pode apoiar Reguffe (União Brasil) para o cargo de governador do Distrito Federal.

O cenário eleitoral na capital mudou após três anúncios nos últimos seis dias. Primeiro, Ibaneis anunciou a deputada federal Celina Leão (PP-DF) como vice na chapa que tenta a reeleição ao Governo do DF, no último dia 13, em meio às pressões devido à possível candidatura de Arruda ao mesmo cargo.

Na última segunda-feira, a ex-ministra Flávia Arruda confirmou que será pré-candidata ao Senado, o mesmo cargo que Damares disputaria. Um dia depois, o marido e ex-governador, Arruda, anunciou que desistiu de disputar o Executivo do DF, que vai apoiar a reeleição de Ibaneis Rocha (MDB) e tentar uma vaga na Câmara dos Deputados.

A influência de Bolsonaro nessas movimentações pesou para a decisão. Arruda chegou a dizer que vinha conversando com o presidente e faria aquilo que fosse melhor para a reeleição dele. Ibaneis, quando formou chapa com Celina Leão como vice, apoiando Damares ao Senado, ressaltou que estava garantindo um palanque nacional para Bolsonaro. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.