Nissan confirma SUV compacto Kicks no Brasil
Utilitário será produzido na fábrica de Resende (RJ), mas deve vir primeiro do México
Carros|Diogo de Oliveira, do R7, no Rio de Janeiro (RJ)*
O brasileiro Carlos Ghosn, CEO da Aliança Renault-Nissan, confirmou nesta segunda-feira (4) o lançamento neste ano do SUV compacto Kicks, revelado como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo de 2014. O utilitário derivado da linha March/Versa será montado na fábrica de Resende, no sul do Rio de Janeiro, com 74% de índice de nacionalização. A unidade receberá R$ 750 milhões em investimentos e terá sua produção aumentada, o que deve gerar a contratação de 600 novos funcionários.
— O Kicks concept foi inspirado no Brasil e na sua cultura distinta, de consumidores únicos. Foi eleito o conceito número 1 de São Paulo de 2014 e fez grande sucesso no Salão de Buenos Aires, em 2015. Ficou claro com isso que tinha forte potencial em vários mercados, uma vez que, mesmo com as condições desafiadoras de hoje, o segmento de SUVs e crossovers cresceu 20% no ano passado frente a 2014. O Kicks será conhecido por seu design recortado e moderno, e por sua performance ágil.
Com o Kicks, a Nissan iniciará sua ofensiva no segmento que mais cresce no País, onde disputam Ford EcoSport, Honda HR-V, Jeep Renegade, Renault Duster, Chevrolet Tracker e outros modelos. Segundo Carlos Ghosn, o SUV compacto será também exportado para mercados vizinhos da América Latina, e comercializado mundialmente. Por sinal, o Kicks deve chegar primeiro importado do México, no 2º semestre, possivelmente com lançamento nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.
Nacional só em 2017
Segundo o parceiro Autos Segredos, o Nissan Kicks sairá inicialmente da fábrica de Aguascalientes equipado com motor 1.8 flex e opções de câmbios manual e automático do tipo CVT (continuamente variável). Este mesmo conjunto mecânico será empregado no modelo nacional, cujo início de produção ficará para 2017. Um de seus principais atributos será o design moderno e de apelo jovial, que já terá as linhas mais modernas da marca japonesa — com destaque para a grade frontal contornada em "U" por uma barra mais grossa.
— Apesar das crescentes contrações do mercado brasileiro, pensamos que estamos no caminho certo. Nossa participação cresceu de 2,1% para 2,5%. Planejamos continuar a crescer de forma sustentável, e o Brasil segue sendo uma peça fundamental desta estratégia. É por isso que a presença da Nissan como marca continuará a crescer. E temos orgulho de sermos patrocinadores dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.