Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

ES é o estado com maior número de cidades no Mapa do Turismo 2023

Ao todo, são 70 municípios presentes no novo guia, que passa a valer a partir deste mês e terá validade de um ano

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7


Folha Vitória
Folha Vitória

O Espírito Santo é o estado com o maior número de cidades inseridas no Mapa do Turismo 2023. Ao todo, são 70 municípios presentes no novo guia, que passa a valer a partir deste mês e terá validade de um ano.

As regiões Sudeste e Sul do país registram mais da metade dos municípios com os dados atualizados no sistema. 

Quanto aos estados, o Espírito Santo contabilizou quase 90% de todas as cidades inseridas no mapa, seguido pelo Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com mais de 75% dos municípios, em cada estado.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Publicidade

No recorte do Mapa 2022, 67 municípios capixabas faziam parte da lista. Em 2023, as novidades foram a entrada dos municípios de Águia Branca, Atílio Vivacqua, Itapemirim, Vila Valério e Rio Novo do Sul, em relação ao mapa anterior.

Os municípios que ficaram fora do mapa deverão organizar os documentos que comprovem o cumprimento dos critérios e assim pleitear o retorno ao Mapa, uma vez que o sistema do mapa ficará aberto initerruptamente.

Publicidade

Os requisitos para estar no Mapa do Turismo são: existência de órgão municipal de turismo criado por lei e com gestor nomeado; existência de orçamento municipal para fomento ao turismo na LOA vigente; existência de Conselho Municipal instituído por lei, com membros nomeados por decreto e diretoria eleita, além de atas que comprovem sua atividade; e empreendimento regulares no Cadastur.

O que é o Mapa do Turismo

O mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas. 

"Os municípios que estão no mapa têm que comprovar a integração com a região turística a qual fazem parte. “Estivemos em constante diálogo com gestores municipais, orientando e estimulando a finalização do cadastro, pois estar no Mapa do Turismo Brasileiro é a oportunidade de garantir políticas públicas para o setor na região. Quanto mais municípios cadastrados, mais regiões beneficiadas pelo turismo”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Weverson Meireles.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.