Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

Fiéis se despedem de Dom Geraldo Lyrio Rocha na Catedral de Vitória

Corpo do arcebispo emérito de Marina será levado na noite desta quinta-feira (27) para Colatina e, na sexta (28), segue para Minas...

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7


Folha Vitória
Folha Vitória

Dezenas de fiéis se reúnem na manhã desta quinta-feira (27) na Catedral Metropolitana de Vitória, no Centro da Capital, para a despedida de Dom Geraldo Lyrio Rocha, capixaba que presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo emérito de Marina, em Minas Gerais.

Dom Geraldo morreu aos 81 anos devido complicações de saúde após sofrer uma queda. No último fim de semana, ele viajou à Xingu-Altamira, no Pará, para orientar o retiro espiritual dos padres da diocese.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O arcebispo emérito caiu, fraturou o fêmur e precisou ser hospitalizado. Ele faleceu na madrugada de quarta-feira (26) após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

Publicidade

O velório de Dom Geraldo começou na quarta em Altamira, no Pará, com a celebração de uma missa de corpo presente. Durante a noite, o corpo seguiu para Vitória, onde é velado durante o dia.

Folha Vitória
Folha Vitória

Às 18h será celebrada uma missa na Catedral e, em seguida, segue para Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Nesta sexta-feira (28), será celebrada uma missa na cidade. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Quem são os turistas mineiros que morreram afogados em Guarapari

O corpo de Dom Geraldo será levado para o Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana, onde será velado durante o sábado (29). Às 14h, está previsto o início do translado até a Catedral Basílica da cidade, onde o arcebispo emérito será sepultado.

Publicidade
Folha Vitória
Folha Vitória

Quem foi Dom Geraldo Lyrio Rocha, capixaba que presidiu a CNBB

Folha Vitória
Folha Vitória

Dom Geraldo nasceu em Fundão, Região Metropolitana do Espírito Santo, em 14 de março de 1942. Ele começou na Arquidiocese de Vitória, onde foi bispo auxiliar entre 1984 e 1990.

LEIA TAMBÉM: Estudantes capixabas farão intercâmbio nos EUA, Canadá e Chile

Entre 1990 a 2002, foi bispo de Colatina, no Norte do Espírito Santo. Ele ainda foi arcebispo de Vitória da Conquista, na Bahia, entre 2002 e 2007, e atuava desde então em Mariana.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.