Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

Uso de energia solar é essencial ao meio ambiente

Aproveitar o recurso do sol por meio da energia solar é uma alternativa de utilização de energia limpa e mais barata, que tem forte...

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7

Foto: Divulgação/DINO

A energia solar cresce cada vez mais. Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil alcançou 22 gigawatts (GW) com a soma da capacidade das usinas de grande porte aos sistemas de geração própria em telhados, fachadas e pequenos terrenos, o equivalente a 10,8% da matriz elétrica do país. De janeiro ao início de novembro deste ano, a energia solar cresceu 59,4%. 

Além disso, o Brasil chegou ao principal evento mundial sobre questões climáticas, a COP 27, levando na bagagem toda sua experiência de sucesso na produção de energia solar, e com uma meta de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025, chegando a 50% até o fim de 2030. Segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a ONU estima que o aquecimento global pode matar cerca de 40 milhões de pessoas até o fim deste século. Isso ressalta a importância de medidas urgentes para reverter o cenário por meio de fontes de energia sustentáveis.

Fabio Carrara, CEO da Solfácil, listou mais algumas vantagens de como o uso da energia solar pode ajudar nessa questão.

Publicidade

Não requer adaptações para instalação

Ao contrário do que ocorre com as hidrelétricas, onde são necessárias alterações relevantes nos leitos dos rios, a instalação da placa de energia solar não requer nenhum tipo de adaptação na residência e nem demandará muito tempo para ficar 100% operante, principalmente porque ele fica nos telhados - que sempre foram locais sem utilidade. Além disso, nas áreas de maior insolação o sol está sempre presente sem a intervenção humana. 

Publicidade

É uma energia infinita

A energia solar é inesgotável e 100% limpa. O Brasil é um dos países que têm uma grande incidência de luz em todo seu território praticamente o ano inteiro, garantindo maior eficiência energética e sendo capaz de abastecer um grande número de pessoas.

Publicidade

Equipamentos de vida longa 

Um dos maiores benefícios é que as placas solares têm uma durabilidade de no mínimo 25 anos. Dependendo da qualidade dos equipamentos e dos cuidados realizados, esse tempo pode passar de 30 anos. Além disso, a necessidade de manutenção e reparos é muito baixa, não havendo despesas extras para quem opta por esse sistema.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.