Evento de formação docente do Unipê completa 10 anos
Entre os dias 19 e 21 de julho, o Unipê realizou a 10ª edição da Semana de Atualização Pedagógica, a X Sapiens, com a temática “Professor: Fazedor do Futuro!”. Voltado aos docentes e gestores do Centro Universitário e da Cruzeiro do Sul Educacional, o evento conseguiu em meio à pandemia, de forma on-line, atingir mais […]
Portal Correio|Do R7
Entre os dias 19 e 21 de julho, o Unipê realizou a 10ª edição da Semana de Atualização Pedagógica, a X Sapiens, com a temática “Professor: Fazedor do Futuro!”. Voltado aos docentes e gestores do Centro Universitário e da Cruzeiro do Sul Educacional, o evento conseguiu em meio à pandemia, de forma on-line, atingir mais uma vez o seu compromisso institucional: a formação continuada de excelência daqueles que atuam para a transformação de pessoas nas salas de aula do ensino superior.
A Sapiens faz parte do calendário institucional do Unipê e é reconhecida por toda a comunidade acadêmica. Na 10ª edição, alguns dos maiores nomes da educação do Brasil participaram do evento, como o Prof. Me. José Pacheco, Prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão, Prof. Dr. José Moran e o Prof. Dr. Celso Vasconcellos. Nesses dez anos foram mais de 150 atividades formativas ofertadas, como palestras, oficinas e webinares, sendo ministradas por professores da Instituição e profissionais das diferentes áreas da educação brasileira e de outros países.
O evento ocorre nos meses de julho para trazer o aperfeiçoamento de práticas de ensino, revisão de processos, ampliação de conhecimento sobre inovações acadêmicas e a partilha de práticas pedagógicas exitosas dos docentes da Instituição – as mais de 500 boas práticas compartilhadas nesses dez anos podem ser acessadas no Unipê Books. Para a Reitora do Unipê, Profa. Dra. Mariana de Brito, essa primeira década do evento é motivo de orgulho por já ser reconhecido pelos docentes como um espaço de formação e qualificação de suas práticas pedagógicas, bem como de reconhecimento das práticas realizadas.
“O evento traz uma formação onde todos compreendem a sua relevância, sabem do papel que ela possui para agregar na atualização do seu processo formativo, e que busca realmente novidades, criatividade, alegria e trabalhar não só competências técnicas, mas atitudinais dos nossos professores. E, com isso, permitir que os nossos alunos aprendam com um corpo docente cada vez mais comprometido”, conta a Reitora.
A Profa. Ma. Kelly Lima, de Arquitetura e Urbanismo, participa da Sapiens desde que iniciou sua trajetória no ensino. “Tudo aquilo que o Unipê pode me proporcionar na Sapiens me trouxe um ganho profissional muito grande”, diz. Já para o Prof. Dr. Thyago Maia, de Ciência da Computação, o compartilhamento de boas práticas é uma ótima oportunidade para “conhecer o trabalho de outros colegas que não fazem parte do nosso curso de origem, mas que fazem com que o trabalho em sala de aula possa ser utilizado por nós no dia a dia”.
Mais sobre a Sapiens
Para a 10ª edição, a Sapiens teve o seu logotipo de “corujinha” repaginado e a criação de uma plataforma específica que reuniu as atividades da Semana, produzida pelos alunos do projeto de extensão Fábrica de Software, dos cursos de TI do Unipê. Nela há espaços para rememorar os eventos passados, como a publicação da edição especial dos 10 anos, que acontecerá até o fim do ano, e ainda contemplando as boas práticas da X Sapiens.
Vários temas já foram abordados e agregaram ao cotidiano dos docentes para tornar a sala de aula mais dinâmica, participativa e favorável a um processo de ensino e aprendizagem de excelência. E foram escolhidas com base no que os docentes pontuam como necessidade. Entre elas: os aspectos do Ser e do Fazer docente; novas metodologias e metodologias ativas; processos acadêmicos; e tecnologias de informação e comunicação. Confira mais sobre a Sapiens no canal do Unipê no YouTube!
E hoje, com a Cruzeiro do Sul Educacional, a Sapiens está em consonância com ecossistema de ensino do grupo, alinhando-se a um de seus seis pilares: a Formação dos Formadores, para a promoção de uma constante atualização e capacitação dos docentes. O investimento na formação dos docentes que formam os alunos da Instituições do grupo é essencial para guiá-los e orientá-los com as melhores experiências no processo de aprendizagem.
Aliado a isso, estão diversos serviços, como o portal Edtech Cruzeiro do Sul Educacional, o programa de formação continuada Universidade Corporativa Acadêmica e o incentivo sistemático à pesquisa pelos professores. Os benefícios são sentidos nas salas: aulas mais dinâmicas, alunos mais participativos, além de maior percepção de dificuldades de aprendizagem e criação de novas estratégias para contorná-las. Conheça o Nosso Jeito de Ensinar!