Portal Correio PMJP lança projeto que incentiva a leitura e escrita infantil

PMJP lança projeto que incentiva a leitura e escrita infantil

PMJP lança projeto que incentiva a leitura e escrita infantil

A leitura tem um papel importante no desenvolvimento da produção de textos e na ampliação de conhecimentos dos alunos. Para incentivar esse aprendizado, a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) lança, nesta quinta-feira (1º), o projeto ‘Geração Alfabetizada’. O evento será no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, às 9h, e o público alvo são os professores.

O projeto, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Gestão Curricular (DGC), busca despertar o aluno acerca da importância do estudo da literatura infantil, utilizando métodos e técnicas que envolvam a leitura e a escrita de maneira lúdica, bem como o fortalecimento do processo de letramento no ciclo de alfabetização.

O projeto ainda busca despertar o gosto pela leitura, promover momentos de interação entre os alunos através das histórias contadas, realizar leituras visuais por meio de gravuras, além de oferecer subsídios para que ao término do ciclo de alfabetização o aluno possa ler, escrever e interpretar textos, estimulando a oralidade e a escrita.

O lançamento irá reunir professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino e de Ciclo de Alfabetização, que vai do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I. Estarão presentes para ministrar uma palestra a escritora de livros infantis Mary França e o ilustrador Eliardo França.

Metodologia

O ‘Geração Alfabetizada’ irá trabalhar, de forma integrada, todas as disciplinas e demais áreas do conhecimento de maneira contextualizada, sendo o ato de ler e escrever o foco das atividades principais. As práticas de leitura e escrita estarão inseridas nas performances, combinando com ações interpretativas, provocando o interesse do aluno pela leitura de maneira lúdica e significativa, trazendo à tona a espontaneidade do leitor.

Durante o processo de ensino haverá apresentações teatrais, contos e histórias explorando diversos espaços da unidade, leitura de trava línguas, oficinas literárias e de dramaturgia, pesquisas em livros, além de outras formas.

O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo. A meta é conseguir que os alunos saibam recontar e interpretar histórias com coerência, garantindo que ao término do ciclo de alfabetização tenham desenvolvido as habilidades da leitura e da escrita.

Programação:

Manhã

Público: professores e especialistas da Educação Infantil

9h – abertura
9h30 – apresentação de contação de históricas
10h – palestra sobre literatura infantil com Mary França e Eliardo França
11h30 – encerramento

Tarde

Público: professores e especialistas do Ciclo de Alfabetização

13h30 – abertura
14h – apresentação de experiência exitosa na Educação Infantil da Capital
14h30 – palestra sobre literatura infantil com Mary França e Eliardo França
16h30 – encerramento

O post PMJP lança projeto que incentiva a leitura e escrita infantil apareceu primeiro em Portal Correio.

Últimas