Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mercado prevê queda da taxa básica de juros a 12,75% ao ano nesta semana

Se confirmada, a redução de 0,5 ponto percentual será a segunda consecutiva anunciada pelo Copom; projeções mostram a taxa Selic em 11,75% ao final de 2023

Economia|Do R7

Mercado projeta quedas da taxa Selic para 2024 e 2025
Mercado projeta quedas da taxa Selic para 2024 e 2025 Mercado projeta quedas da taxa Selic para 2024 e 2025

A taxa básica de juros deve manter a sequência de queda, iniciada no mês de agosto, nesta semana. De acordo com analistas do mercado financeiro, será anunciado um corte inicial de 0,5 ponto percentual da taxa Selic na próxima quarta-feira (20) o que levará os juros básicos a 12,75% ao ano.

Após a segunda baixa do ciclo, o mercado ainda prevê novos recuos nos meses de novembro (0,5 ponto percentual) e dezembro (0,5), movimento que, se confirmado, levará a Selic a 11,75% ao ano na entrada de 2024.

De acordo com o relatório Focus, divulgado pelo BC (Banco Central) nesta segunda-feira (18), os juros básicos devem seguir em queda nos próximos anos. Com a atualização, são projetadas novas quedas da Selic em 2024, para 9% ao ano, e 2025, para 8,5% ao ano, patamar previsto até o fim de 2026.

Na ata da última reunião, quando surpreendeu o mercado ao cortar a Selic de 13,75% para 13,25% ao ano, o Copom (Comitê de Política Monetária) sinalizou que novos cortes de 0,5 ponto percentual da taxa básica de juros estavam previstos para os próximos meses.

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

"Os membros do Comitê concordaram unanimemente com a expectativa de cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões e avaliaram que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário", destaca o documento.

As perspectivas de que o BC vai manter o ritmo da redução dos juros básicos surge em linha com o recente arrefecimento da inflação. A alta de preço abaixo das expectativas ao longo do mês de agosto, por exemplo, eleva a possibilidade de uma política monetária menos restritiva, com queda de 0,75 ponto percentual da taxa básica de juros no mês de dezembro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.