Taxa de juros ao consumidor sobe ao maior nível em quatro anos
Cobrança média entre as linhas de crédito disponíveis no mercado atinge 6,93% ao mês, o equivalente a 123,46% ao ano, diz Anefac
Economia|Do R7
A taxa de juros média geral cobrada para os consumidores no Brasil subiu 0,03 ponto percentual em setembro e atingiu o patamar de 6,93% ao mês, o equivalente a 123,46% ao ano.
A evolução representa o maior nível para as taxas de juros das operações de crédito para pessoas físicas desde agosto de 2018, segundo dados apresentados nesta segunda-feira (10) pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças).
Já para as empresas, todas as linhas de crédito pesquisadas tiveram suas taxas de juros elevadas. Com isso, a taxa de juros média geral para pessoa jurídica passou de 3,99% ao mês (59,92% ao ano) para 4,02% ao mês (60,47% ao ano) em setembro. O patamar é o maior desde abril de 2018.
Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo da entidade, avalia que a nona alta consecutiva das taxas de juros para empresas e consumidores é resultado das expectativas de elevação da inadimplência, da inflação elevada e seus efeitos na renda.
Para os próximos meses, Ribeiro afirma que o cenário não será diferente e as taxas de juros das operações continuaram em alta, guiadas pelo cenário econômico com maior risco de crédito e da elevação da inadimplência.