Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Enem: saiba quais erros evitar durante os estudos para a prova

Diretor pedagógico avalia estratégias para que estudantes possam obter um bom rendimento durante a realização do exame

Enem|Alex Gonçalves, do R7*

Especialista sugere que estudantes façam simulações reais das condições da prova do Enem
Especialista sugere que estudantes façam simulações reais das condições da prova do Enem Especialista sugere que estudantes façam simulações reais das condições da prova do Enem

Saber como estudar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 é fundamental para obter um bom desempenho na prova. Neste ano as provas ocorrem de forma impressa e digital no mesmo dia, mas apesar das diferentes configurações, o planejamento dos estudos deve ser o mesmo.

O diretor pedagógico Jonas Stanley da Inspira Rede de Educadores avalia estratégias e dá dicas para que os participantes alcancem notas satisfatórias e evitem erros na hora de estudar. Com menos de dois meses, o Enem acontece nos dias 21 e 28 de novembro.

Leia também

"Mais que uma prova de conhecimento, o Enem é uma prova de resistência", diz Stanley. "Diferente dos outros vestibulares, o exame traz um conteúdo aparentemente mais simples, porém com 90 questões a serem respondidas em 5 horas".

Para facilitar, o professor sugere que os participantes realizem simulados, refaçam provas anteriores no mesmo tempo e com as mesmas condições da prova durante os estudos. Para isso, ele orienta:

Publicidade

- Uso de máscara durante a realização dos simulados em casa;

- Uso de cadeira não muito confortável;

Publicidade

- Planejamento de pausas ao banheiro, que possam não comprometer seu tempo de prova;

- Tente cronometrar o tempo de simulação sem o uso de relógio.

Publicidade

Faça os testes em casa com as provas anteriores. "Isso é importante para que o participante possa pegar o ritmo que a prova exige", explica.

Outra dica importante é a busca por ferramentas e aplicativos que possam ajudar durante o planejamento e a rotina de estudos. O professor chama a atenção para não estudar apenas as matérias que o estudante tem facilidade ou preferência. 

Inep recebe mais de 280 mil inscrições de isentos para o Enem

"Fazer um cronograma com 'o que eu mais gosto' é um erro clássico de quem prepara sua própria rotina de estudos, seja pelo app ou seja em uma folha de papel", explica. "Na hora de estudar, o cronograma é fundamental. Ele ajuda a organizar melhor o tempo para preencher as questões e simulados, programar revisões, evitar confusões e até a procrastinação."

*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.