Inscrições para o ENEM 2017 terminam 6ª
Confira o calendário completo do ENEM 2017
Mundo Vestibular|Do R7
As inscrições para o Enem 2017 ficam abertas entre os dias 8 e 19 de maio.
O processo não é difícil, mas exige uma dose extra de tempo e atenção para informar corretamente todos os dados solicitados - e não são poucos!
Para não passar nenhum perrengue, o segredo é chegar bem preparado, e com bastante antecedência, às inscrições. Por isso preparamos o passo a passo a seguir. Confira!
Passo a passo para se inscrever no Enem 2017
Dá um pouquinho de trabalho se inscrever no Enem, mas não é nada difícil. Basta informar seus dados corretamente, responder a algumas perguntas com bastante atenção e pronto.
Veja todos os passos:
-A inscrição é feita no site oficial do Enem.
-Logo de cara, você terá que informar seu número de CPF e a data de nascimento. Não pode usar o documento de outras pessoas, porque o sistema recupera alguns dados (inclusive o nome) automaticamente.
-Na página seguinte, será preciso informar mais dados pessoais, como sexo, identidade, órgão expedidor, estado onde a identidade foi emitida, estado civil e nacionalidade.
-Fique atento ao campo “cor ou raça”, caso você pretenda, no futuro, disputar vagas por meio de cotas em processos seletivos que utilizam a nota do Exame como critério de classificação.
-No bloco a seguir será preciso digitar o CEP de sua residência. O sistema mostra parte do endereço automaticamente. Você só precisará informar o número do local onde vive e o do apartamento, se for o caso.
-Em seguida vêm os campos de contato. Informe um endereço de e-mail e um número de telefone válidos, pois o MEC pode utilizar um desses meios caso precise enviar algum comunicado para você.
-Agora é hora de criar uma senha para acessar o sistema. Pense em uma que seja fácil de memorizar, mas não tão óbvia. Você vai precisar dela muitas e muitas vezes: para confirmar a inscrição, saber onde vai fazer a prova, alterar dados, conferir o resultado, etc.
-Depois da senha, vem o campo para dizer se você vai precisar de algum tipo de atendimento especializado (voltado a pessoas com deficiência física, dificuldades de visão, etc.). Leia o edital do Enem para entender se você se encaixa em algum desses casos.
-Em seguida, você vai informar se precisa de atendimento específico, que é o caso de gestantes, mulheres que estão amamentando e idosos, por exemplo (todos os casos também estão no edital).
-Na sequência, temos dois campos muito importantes: a opção de prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) e a cidade onde você vai fazer o Enem. Responda às perguntas com bastante atenção.
-Depois, vai dizer se concluiu, não concluiu, está concluindo ou ainda vai concluir o ensino médio.
-Por fim, será necessário responder a algumas questões sobre sua situação socioeconômica.
-Assim que terminar de preencher tudo, o sistema oferece a possibilidade de baixar o boleto para pagamento da taxa de inscrição ou informa se o candidato é isento automaticamente.
Quem não for isento ainda tem mais uma missão a cumprir: é preciso correr para pagar o boleto do Enem. A inscrição só será concluída depois que o pagamento for confirmado pelo agente financeiro.
Dicas para fazer sua inscrição com mais tranquilidade
-A inscrição só pode ser feita pelo site oficial do Enem. Não existe qualquer outro canal que ofereça essa possibilidade. Se alguém disser o contrário, desconfie!
-Procure fazer a sua inscrição logo nos primeiros dias. Isso ajuda a resolver eventuais problemas com mais facilidade, sem medo de perder o prazo.
-Assim que fizer a inscrição, efetue o pagamento o quanto antes.
-Alguns dias depois do pagamento da taxa, não se esqueça de verificar na página do participante do Enem se a sua inscrição está confirmada.
-Enquanto as inscrições estiverem rolando, você ainda poderá alterar ou corrigir vários dados no sistema - inclusive o idioma da prova de língua estrangeira.
Datas de inscrição do Enem 2017
As inscrições para o Enem abrem a partir das 10 h do dia 8 de maio e permanecem no ar até as 23h59 do dia 19 do mesmo mês.
Em outras palavras, você tem mais de dez dias para fazer tudo.
O prazo para pagamento da taxa de inscrição segue até o dia 24 de maio.
Quem perder qualquer um dos prazos estará fora do Enem 2017. O MEC não abre exceção para ninguém nem modifica o cronograma.
Quanto custa se inscrever no Enem 2017
Este ano a inscrição no Enem custará R$ 82. O pagamento deve ser feito à vista em qualquer agência dos correios, casa lotérica ou agência bancária.
Quem pagar a taxa e desistir de participar do Enem 2017 vai ficar no prejuízo. O MEC não devolve o valor nem aceita transferi-lo para outra pessoa.
Em 2017 o MEC fechou o cerco aos participantes que pediam isenção da taxa. Agora só faz o Enem sem pagar nada quem se encaixar nos seguintes critérios:
-Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico .
-Ser aluno de escolas públicas regularmente matriculado e estar no último ano do ensino médio.
Quem ganhar isenção e não comparecer às provas terá que apresentar uma justificativa formal (atestados, declarações, etc.) explicando o motivo da ausência, caso deseje receber o benefício novamente no ano seguinte.
As provas do Enem 2017
Se você fez a inscrição, pagou a taxa ou conseguiu isenção, só resta agora reforçar os estudos até o dia das provas do Enem 2017.
Este ano elas serão aplicadas em dois domingos:
-5 de novembro: provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação.
-12 de novembro: provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias
Repare que agora as provas de Linguagens e Redação passaram para o primeiro dia. A de Ciências da Natureza foi para o segundo.
Onde estudar com a nota do Enem 2017
Com a nota do Enem 2017 você vai poder:
-Concorrer a uma vaga em mais de 130 universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
-Tentar uma bolsa de estudos parcial ou integral em faculdades particulares de primeira linha pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), caso atenda aos requisitos de escolaridade e renda.
-Disputar uma vaga para financiar os estudos de forma facilitada e a juros baixos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), caso atenda aos requisitos de renda.
-Entrar direto em uma faculdade sem ter que fazer vestibular!
Conheça a seguir algumas faculdades bem avaliadas pelo MEC que participam do ProUni e do FIES, além de oferecerem a opção de ingresso direto:
-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
-Universidade de Franca (UNIFRAN)
-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
-União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME)
Veja também:
Que nota preciso tirar no Enem 2017?