Eleições 2020 Paes lidera pesquisa; Crivella e Martha empatam em 2º lugar

Paes lidera pesquisa; Crivella e Martha empatam em 2º lugar

Levantamento do RealTime Big Data aponta Benedita com 11% das intenções de votos. Atrás dela, Renata Souza e Luiz Lima estão com 4% cada

O candidato Eduardo Paes (DEM) lidera com 32% as intenções de votos para a Prefeitura do Rio, enquanto o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) e a delegada Martha Rocha (PDT) dividem a segunda posição com 14% cada, de acordo com a pesquisa do RealTime Big Data, encomendada pela Record TV Rio e divulgada nesta terça-feira (10).

Paes lidera pesquisa; há empate entre Crivella e Martha Rocha pelo 2º lugar

Paes lidera pesquisa; há empate entre Crivella e Martha Rocha pelo 2º lugar

Montagem/R7

Em seguida, aparece a candidata Benedita (PT) com 11% das intenções de votos.
Atrás dela, Renata Souza (PSOL) e Luiz Lima (PSL) estão empatados com 4% cada. Já Eduardo Bandeira de Mello (Rede) tem 3%. Os candidatos Clarissa Garotinho (PROS), Fred Luz (Novo) e Paulo Messina (MDB) também estão empatados com 1% cada.

Henrique Simonard (PCO), Cyro Garcia (PSTU), Glória Heloiza (PSC) e Suêd Haidar (PMB) não pontuaram.

Brancos e nulos somaram 9%, enquanto 6% dos entrevistados não responderam ou não souberam.

Foram realizadas 1.000 entrevistas entre os dias 5 e 8 de novembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE-RJ com o número RJ 06319/2020.

Votação espontânea

No cenário em que os entrevistados não recebiam a lista de candidatos, Eduardo Paes aparece com 22%, Marcelo Crivella com 11% e Martha Rocha com 10%.

Benedita da Silva tem 6% das intenções de voto, seguida por Luiz Lima com 3%.

Eduardo Bandeira de Mello e Renata Souza têm 1% das intenções cada.

Outros candidatos somaram 2% no total. Brancos e nulos foram 16% e os que não souberam ou não responderam chegaram a 28%.

Segundo turno

A pesquisa avaliou também três cenários para um possível  2º turno na disputa  pela Prefeitura do Rio.

Eduardo Paes x Marcelo Crivella

Na simulação, Eduardo Paes aparece com 55% das intenções de voto, enquanto Marcelo Crivella tem 19%. Os entrevistados que disseram votar branco ou nulo somaram 16%. Outros 10% não responderam ou não souberam opinar.

Eduardo Paes x Martha Rocha

Neste cenário eleitoral, Eduardo Paes tem 44% das intenções de voto, enquanto Martha Rocha aparece com 30%. Os entrevistados que disseram votar branco ou nulo somaram 13%. Outros 13% não responderam ou não souberam opinar.

Eduardo Paes x Benedita da Silva

Em uma eventual disputa, Eduardo Paes tem 48% das intenções de voto, enquanto Benedita da Silva aparece com 21%.  Os entrevistados que disseram votar branco ou nulo somaram 16%. Outros 15% não responderam ou não souberam opinar.

Rejeição

A pesquisa aponta que o candidato Marcelo Crivella tem 37% da rejeição, enquanto Eduardo Paes totaliza 14%.

Benedita da Silva registrou 7%, seguida por Clarissa Garotinho com 6% .

Martha Rocha e Luiz Lima têm 5% cada. Já Renata Souza soma 3%.

O candidato Eduardo Bandeira de Mello obteve 2%. Fred Luz e Paulo Messina registraram 1% cada.

Cyro Garcia, Henrique Simonard, Glória Heloiza e Suêd Haidar não registraram rejeição.

Ainda segundo a pesquisa, 9% dos entrevistados rejeitam todos os candidatos, 5% não rejeitam nenhum e outros 5% não souberam ou não responderam.

Avaliação do Governo

Os entrevistados também foram questionados sobre a avaliação dos governos municipal, estadual e federal.

Prefeitura

Sobre o mandato de Crivella, 11% dos entrevistados avaliaram como ótimo ou bom, 27% como regular, 60% como ruim ou péssimo, e 2% não souberam ou não responderam.

Perguntados se aprovam ou desaprovam a gestão de Crivella, 16% responderam que aprovam e 74% desaprovaram. Outros 10% não responderam ou não souberam opinar.

Governo do Estado

Sobre a gestão do governador em exercício Cláudio Castro, 28% dos entrevistados aprovaram, 49% desaprovaram, enquanto 23% não souberam opinar ou não responderam.

Presidente

A satisfação com o mandato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também foi medida pela pesquisa. O estudo mostra que 43% dos entrevistados aprovam o mandato, enquanto 50% desaprovam e 7% não souberam opinar ou não responderam.

Últimas