Internacional Excesso de cangurus nas ruas vira problema na capital da Austrália

Excesso de cangurus nas ruas vira problema na capital da Austrália

Sem alimento por causa do inverno, centenas de animais têm entrado na área urbana para se alimentar e correm o risco de serem atropelados

Grupo de cangurus em área residencial de Camberra, capital da Austrália

Grupo de cangurus em área residencial de Camberra, capital da Austrália

Reprodução Twitter

Camberra, capital da Austrália, está sob uma verdadeira invasão de cangurus. Os animais, que vivem em mais de 30 reservas naturais espalhadas pela cidade e a área urbana, estão sendo vistos com uma frequência cada vez maior no meio da cidade.

Isso acontece porque o inverno tem sido intenso no país e a estiagem está matando a vegetação da qual os cangurus se alimentam. Então eles invadem a área urbana para se alimentar em parques, jardins de casas, campos de futebol. canteiros das ruas e outros locais.

O grande risco é que os marsupiais costumam se alimentar no início da manhã e no fim da tarde, horários que coincidem com o maior tráfego de veículos nas ruas da cidade. Por causa disso, muitos deles têm sido atropelados.

Controle de população

Apesar de serem animais de porte médio e aparência simpática, os cangurus são considerados uma peste em diversas partes da Austrália e, por isso, o abate para controle populacional é legalizado pelo governo.

Na campanha de abate deste ano, foram retirados quase 4 mil cangurus da capital australiana, mas segundo disse o diretor do Serviço de Parques e Conservação de Camberra, Daniel Iglesias, em entrevista à CNN, ainda existem "dezenas de milhares" de animais na região. A capital tem cerca de 400 mil habitantes humanos e estima-se que a mesma quantidade em cangurus.

Acompanhe o noticiário internacional no R7

"Qualquer lugar com grama verde acaba virando um ímã para os cangurus nesta época. As pessoas precisam ter cuidado. Tanto com os grupos de cangurus que acabam atravessando as ruas em horários movimentados quanto para evitar se aproximar deles em locais abertos, porque pode acontecer um ataque", afirmou Iglesias.

No vídeo abaixo, um morador de Camberra vê um canguru atravessando a rua e decide segui-lo por uma rua da cidade, até que o animal acha um jardim para se alimentar.

Segundo um relatório publicado pelo ministério do Meio Ambiente da Austrália em 2016, existiam cerca de 44 milhões de cangurus em todo o país. O censo realizado no mesmo ano apontou uma população de 24 milhões de pessoas.

Últimas