Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Itamaraty resgatará brasileiros no Caribe após furacão Irma

Avião da FAB será enviado na próxima terça (12)

Internacional|Da Ansa


Pessoas são resgatadas de Saint Martin, no Caribe
Pessoas são resgatadas de Saint Martin, no Caribe

O governo do Brasil anunciou que irá resgatar brasileiros que se encontram na ilha de Saint Martin, no Caribe, após a passagem do furacão Irma pela região deixar ao menos 27 mortos em cinco ilhas.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, foram registrados, até o momento, pouco mais de 60 brasileiros nessas três ilhas, cerca de 30 em Saint Maarten (lado holandês da ilha) e dois em Saint Martin (lado francês).

Além disso, de acordo com nota divulgada neste domingo (10), o governo brasileiro já identificou que há mais 22 brasileiros na Ilha de Tortola e 11 em Turcas e Caicos, que são territórios britânicos. No entanto, o aeroporto de Tortola não tem condições de aterrissagem após a passagem do furacão.

Caça ao Irma: Record TV dorme em local protegido na Flórida

Publicidade

Brasileiros criam rede de apoio e acolhem mais de 300 pessoas

Por isso, o Ministério de Relações Exteriores brasileiro está em contato com França, Países Baixos e Reino Unido para "averiguar se estaria sendo elaborado plano de socorro e evacuação dos nacionais nas respectivas ilhas, no intuito de verificar a possibilidade de inclusão de brasileiros naquelas operações".

Publicidade

"Com efeito, alguns brasileiros, que se encontravam em regiões determinadas, já receberam apoio ou lograram ser retirados das ilhas graças à cooperação daqueles países", informa o Itamaraty.

Contatado pela ANSA, o Itamaraty afirmou que na próxima terça-feira (12) o governo enviará um avião da Força Aérea Brasileira para Saint Martin, onde as condições meteorológicas melhoraram. Em nota, o governo disse que a "rede de embaixadas e consulados brasileiros na região encontra-se em estado de alerta e pronta a atender qualquer emergência envolvendo cidadãos brasileiros".

Publicidade

Ainda de acordo com as informações do Itamaraty, as três ilhas sofreram "colapso total ou parcial da infraestrutura de transportes, comunicações e abastecimento".

Em sua passagem pelo Caribe, o furacão Irma deixou pelo menos 25 mortos, além de mais três em sua chegada à Flórida neste domingo (10).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.