Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Mãe de Navalny diz que ele estava saudável e feliz quando o viu na segunda-feira

Principal nome da oposição russa morreu em uma prisão no Círculo Polar Ártico, nesta sexta-feira

Internacional|Do R7

Navalny foi levado em dezembro para uma prisão no Ártico
Navalny foi levado em dezembro para uma prisão no Ártico Maxim Shemetov/Reuters/Foto de arquivo - 11.01.2024

A mãe do líder da oposição russa, Alexei Navalny, afirmou, segundo o jornal russo Novaya Gazeta, que o filho estava "vivo, saudável e feliz" quando ela o viu pela última vez em 12 de fevereiro.

O Novaya Gazeta informou que Lyudmila Navalnaya escreveu em um post no Facebook nesta sexta-feira (16) "Não quero ouvir nenhuma condolência. Nós o vimos na prisão no dia 12 [de fevereiro], em uma reunião. Ele estava vivo, saudável e feliz".

O oposicionista russo de 47 anos parecia bem e alegre ao prestar depoimento por videolink na quinta-feira (15).

Na tela da televisão, o líder da oposição preso Alexei Navalny olhava por uma janela gradeada, rindo e fazendo piada sobre o esgotamento de seus recursos e o salário do juiz.


A câmera se afastou para mostrar os funcionários do tribunal sorrindo junto com ele, aproveitando a brincadeira.

Um dia depois, o serviço penitenciário da Rússia informou que ele morreu após desmaiar e perder a consciência na colônia penal ao norte do Círculo Polar Ártico onde cumpria uma longa pena de prisão.


O homem que era, de longe, o líder de oposição mais famoso da Rússia ganhou destaque há mais de uma década ao ridicularizar a classe de elite em torno do presidente Vladimir Putin.

Seu humor característico voltou a ser exibido na quinta-feira, quando ele fez sua última aparição, vestido com uniforme preto da prisão.


"Meritíssimo, eu lhe enviarei o número da minha conta pessoal para que o senhor possa usar seu enorme salário como juiz federal para 'aquecer' minha conta pessoal, porque estou ficando sem dinheiro", disse ele.

A agência de notícias online Sota informou que a sessão do tribunal foi convocada após uma "discussão" com um agente penitenciário que tentou confiscar a caneta de Navalny.

Navalny escreveu mais tarde, na quinta-feira, que havia sido condenado a 15 dias de confinamento solitário.

Desde que foi preso pela primeira vez em janeiro de 2021, Navalny entrou e saiu da solitária, que é frequentemente usada para punir infratores no sistema prisional russo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.