Pedra é antigo símbolo da monarquia escocesa
Reuters - 27.04/2023A "Pedra do Destino", um dos principais símbolos da coroação do rei Charles 3º, chegou à Abadia de Westminster, em Londres, segundo a agência de notícias Reuters, onde ocorrerá a cerimônia no próximo sábado (6). Ela é um antigo símbolo da monarquia escocesa e terá papel central no evento.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp.
• Compartilhe esta notícia no Telegram.
O rei Edward 1º, que reinou entre 1272 a 1307, levou a rocha da Escócia, no século 14, como espólio de guerra — bens e riquezas que os vencedores conseguiam tomar para si. Ela foi então colocada sob o trono do rei Edward, que é utilizado nas cerimônias de coroação há mais de 700 anos.
Leia também
Em 1950 o objeto foi roubado por um grupo de estudantes escoceses, mas retornou a Londres no ano seguinte. Simbolicamente, a rocha foi devolvida à Escócia em 1996, em pleno auge do sentimento independentista, mas com a condição de poder ser utilizada nas futuras coroações britânicas.
De acordo com a lenda, a pedra foi retirada da Terra Santa, com passagens por Egito, Sicília, Espanha e Irlanda, antes de chegar ao mosteiro escocês de Scone, no século 9. Mas, de acordo com David Breeze, professor de história e arqueologia da Universidade de Edimburgo, é muito provável que, na verdade, ela tenha procedência no reino escocês dos Pictos.
Produtos personalizados para a coroação começam a ser vendidos em lojas de suvenires
Copyright © Thomson Reuters.