Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pescadores salvam raposa perdida em iceberg à deriva no Canadá

Bloco de gelo estava boiando a quilômetros da costa e a raposa estava sobre o gelo, faminta e desidratada. Após o resgate, ela agora está com saúde

Internacional|Cristina Charão e Fábio Fleury, do R7

Pescadores encontraram a raposa do ártico à deriva em um bloco de gelo
Pescadores encontraram a raposa do ártico à deriva em um bloco de gelo Pescadores encontraram a raposa do ártico à deriva em um bloco de gelo

Um grupo de pescadores canadenses saiu para o mar em meados de junho, no Mar de Labrador, próximo à província de Terra Nova, quando encontrou um grande bloco de gelo boiando a sete quilômetros da costa. Em cima do iceberg, tremendo de frio e quase morrendo, estava uma pequena raposa do ártico.

Eles conseguiram resgatar o animal e secá-lo. Depois de algum tempo, a raposa começou a se alimentar com salsichas e, em alguns dias, estava pronta para ser deixada novamente em terra e seguir a vida. Em entrevista ao R7, um dos pescadores, Alan Russell, contou como foi o episódio.

— Estávamos passando por um pedaço de gelo, voltando para as armadilhas de caranguejo. Vimos algo estranho em uma plataforma de gelo e fomos averiguar. Encontramos a raposa do ártico no meio do nada, foi uma grande surpresa. Ela estava faminta, desidratada e sem forças. As gaivotas estavam circulando, só esperando que ela morresse.

De início, a raposa não deixava que os pescadores se aproximassem, então eles quebraram o gelo e a pescaram do mar com uma rede. Após ser levada ao barco, ela estava ensopada e não conseguia se alimentar. Os pescadores colocaram o animal em uma caixa de plástico cheia de serragem, para que secasse.

Publicidade
Após ser cuidada pelos pescadores, a raposa melhorou e foi devolvida à natureza
Após ser cuidada pelos pescadores, a raposa melhorou e foi devolvida à natureza Após ser cuidada pelos pescadores, a raposa melhorou e foi devolvida à natureza

— Achamos que ela foi parar lá porque estava procurando comida junto à costa, então o gelo quebrou e saiu à deriva, isso pode acontecer muito rápido. Ela não deve ter tido coragem de pular nessa hora ou de nadar de volta depois. Quando o pegamos, ela não foi agressivo nem nada. Com o tempo, ele passou a gostar mais de nós, porque o alimentamos. Acho que ela iria durar só mais um dia lá, no máximo, teve muita sorte.

Leia também

Quando a raposa estava mais forte, os pescadores voltaram ao seu porto de origem em William's Harbour, e a soltaram. O animal agora está saudável, vivendo próximo à pequena comunidade de menos de 100 habitantes.

— Ela está bem mais saudável agora. Não sei se é possível dizer que o gelo quebrou por uma mudança climática ou outro motivo, pode ter sido apenas um ano diferente para o gelo. As coisas mudam muito rapidamente no mar. Já vi casos de ursos polares que ficam presos em pedaços de gelo como aquele e acabam morrendo de fome, mas raposa foi a primeira vez.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.