Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Reino Unido e UE se aproximam de acordo sobre a Irlanda do Norte

O Reino Unido e a União Europeia avançaram em suas negociações sobre o Protocolo da Irlanda do Norte 

Internacional|Do R7

Primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, pretende concretizar o acordo neste domingo
Primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, pretende concretizar o acordo neste domingo

O Reino Unido e a UE (União Europeia) avançaram em suas negociações sobre o Protocolo da Irlanda do Norte e preparam-se para anunciar um acordo nas próximas horas, segundo informou a imprensa britânica neste sábado (25).

Os deputados do governista Partido Conservador receberam a ordem de comparecer à sessão de segunda-feira (27) da Câmara dos Comuns, presumivelmente para endossar o pacto que Londres e Bruxelas finalizam para resolver seu relacionamento pós-Brexit.

Segundo o jornal "The Times", o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, pretende concretizar o acordo neste domingo (26), apesar de a priori enfrentar a rejeição da ala eurofóbica do seu partido encabeçada pelo antigo chefe de governo Boris Johnson

Em uma conversa na sexta-feira (24), Sunak e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fizeram "avanços positivos", segundo um porta-voz de Downing Street, gabinete oficial do chefe de governo do Reino Unido.


Leia também

De acordo com o "The Times", o rei Charles III planejava receber Von der Leyen pessoalmente neste final de semana em sinal de apoio ao acordo, mas esse possível encontro foi descartado na última hora.

No entanto, na opinião da imprensa britânica, tudo depende de que o Partido Democrático Unionista (DUP) não manifeste expressamente sua rejeição ao acordo, que continua a ser visto com relutância pela ala eurofóbica dos conservadores.


O protocolo, concebido para evitar uma fronteira física entre as duas Irlandas, mantém a Irlanda do Norte dentro do mercado interno comunitário e britânico, pelo que os controles comerciais entre o Reino Unido e a UE são efetuados nos pontos de entrada da Irlanda do Norte, o que implica em uma nova burocracia que afeta o comércio.

Esta fronteira comercial localizada no Mar da Irlanda é também uma barreira política para a comunidade unionista, que alega que esta prejudica a relação da província com o resto do Reino Unido.

Isso tem levado o DUP - o segundo partido mais votado nas eleições - a se recusar formar um Executivo de unidade com o nacionalista Sinn Féin, vencedor das eleições, até que o protocolo seja reformado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.