Logo R7.com
Logo do PlayPlus
JR 24H
Publicidade

7 aplicações de tecnologias e inteligência artificial na educação

Plataformas educacionais e jogos digitais podem facilitar o ensino e a aprendizagem

JR 24H|Do R7


Um estudo mostrou que a inteligência artificial tem sido uma aliada da educação. Quase metade dos profissionais entrevistados durante a pesquisa, que ouviu 21 mil professores de escolas públicas e particulares, disse que usa o recurso tecnológico para melhorar a qualidade de ensino e o processo de aprendizagem dos alunos.

O levantamento também mostra que cerca de 57% dos educadores veem a inteligência artificial como uma oportunidade em sala de aula. De cada quatro professores, um disse ter notado um aumento no repertório dos alunos. Diante desse cenário, o Jornal Da Record apresenta 7 possibilidades de uso de tecnologias na educação. Acompanhe:

Novas tecnologias têm facilitado a dinâmica em sala de aula Divulgação RECORD

1. Aplicativos de realidade virtual e gamificação

Os jogos digitais e ambientes de realidade virtuais podem ser muito úteis para trabalhar diferentes tipos de conteúdo, aplicados em situações práticas e cotidianas. Com essas ferramentas, os professores conseguem estimular o aprendizado através de atividades lúdicas e didáticas.

Publicidade

2. Ambiente virtual de aprendizagem

É um espaço digital utilizado por instituições de ensino presencial e à distância para facilitar o acesso aos conteúdos educacionais, assim como o processo de aprendizagem dos alunos. Nele, estão reunidos diversos recursos de ensino e gestão escolar. Ao acessar a ferramenta, o estudante dispõe de salas de reunião virtual, videoaulas, bibliotecas, canais de comunicação, além de outras funcionalidades.

Publicidade

3. Lousa digital

A lousa digital é uma tecnologia utilizada para o registro de anotações, desenhos e cálculos matemáticos com o uso de uma caneta digital. Professores e alunos podem interagir com a ferramenta, colorir desenhos, encontrar itens e mais.

4. Plataforma educacional

É uma ferramenta, software ou aplicativo digital que reúne conteúdos didáticos e ferramentas pedagógicas. Algumas plataformas também auxiliam na gestão escolar ao abrigar dados de matrículas, resultados de avaliações e outras informações relevantes sobre a vida escolar dos alunos.

5. E-books multimídia

Além de serem mais baratos, os livros digitais podem ser acessados em diferentes aparelhos e possuem recursos que facilitam a leitura. Muitos e-books também garantem a acessibilidade de pessoas com deficiência.

6. Chats on-line

Os chats on-line têm como intuito incentivar a comunicação e troca de experiências entre os estudantes. O sistema também permite o contato com o professor para tirar dúvidas e obter informações durante ou após as aulas.

7. Impressoras 3D

Apesar de ainda ser considerada uma novidade, a impressora 3D já pode ser aplicada como recurso educacional. Com ela, se torna possível a criação de projetos, peças, figuras e uma infinidade de objetos relacionados à matéria estudada em aula, tornando o conteúdo mais interessante para os alunos.

Uso de ferramentas tecnológicas é aprovado por muitos professores
Uso de ferramentas tecnológicas é aprovado por muitos professores

Confira o Jornal da Record de segunda a sexta-feira, às 19h55, e aos sábados, a partir das 19h45.

Fontes: R7, Senac, Educacional e Saraiva Educação.



Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.