Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BH recebe pacientes de cidade que vive explosão de casos de covid

A capital mineira e o Governo de Minas acertaram a transferência de 14 pacientes vindos de Coromandel, no Triângulo Mineiro

Minas Gerais|Pablo Nascimento e Célio Ribeiro*, do R7

Pacientes serão levados para hospitais da rede estadual em Belo Horizonte
Pacientes serão levados para hospitais da rede estadual em Belo Horizonte

O secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, autorizou, nesta quinta-feira (18), a transferência de pacientes com covid-19 de Coromandel para a capital mineira. A cidade, que fica a 500 km de BH, decretou calamidade pública por causa da pandemia.

De acordo com Machado, o pedido de transferência foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, que esteve em Coromandel na última terça-feira (16). Segundo a prefeitura, os pacientes serão internados em hospitais do Estado que ficam na capital.

— Esta autorização foi motivada por uma questão humanitária e os pacientes serão levados para hospitais do Estado.

Estão previstas, até o momento, a transferência de pacientes para quatro unidades de terapia intensiva do Hospital Eduardo de Menezes e para dez enfermarias do Hospital Júlia Kubitschek.

Publicidade

Coromandel

Essa não é a primeira vez que a cidade de Coromandel precisa transferir seus pacientes para outras cidades do Estado. Somente no último fim de semana, cinco pessoas foram levadas para Divinópolis, na região central. 

Publicidade

O município decretou situação de calamidade pública em saúde por não conseguir atender pacientes com casos de covid-19 e instituiu toque de recolher até a próxima semana. O Governo de Minas enviou uma equipe de profissionais de saúde da Polícia Militar de Minas Gerais para auxiliar no atendimento na linha de frente de combate à covid-19. 

A cidade teve uma explosão de casos desde o início do ano. A cidade fechou o ano de 2020 tendo registrado 340 casos e seis mortes. No entanto, em apenas 45 dias (entre 1º de janeiro e 15 de fevereiro), o total de testes positivos saltou para 926 e o de óbitos foi a 16.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.