Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MG lança parceria com municípios para ampliar vagas em escolas

Projeto Mãos Dadas prevê que o Estado irá focar no ensino médio enquanto as prefeituras cuidarão das fases iniciais

Minas Gerais|Garcia Júnior, da Record TV Minas

Secretária prevê melhora nos índices de ensino em MG
Secretária prevê melhora nos índices de ensino em MG Secretária prevê melhora nos índices de ensino em MG

A Secretaria de Estado de Educação anunciou, nesta quarta-feira (3), o projeto Mãos Dadas. A iniciativa prevê que o Governo de Minas fique responsável pelo ensino médio, enquanto os municípios trabalham para ampliar a oferta de vagas nos anos iniciais.

De acordo com a secretária de Educação, Júlia Sant’anna, Minas é um dos Estados com o maior número de estudantes nos anos iniciais. Segundo ela, o projeto pode melhorar o desempenho de Minas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

— É preciso que o Estado foque nos anos finais, enquanto os prefeitos se preparam para absorver os estudantes dos anos iniciais.

Veja: MG dá início a ano letivo e espera TJ para começar aulas presenciais

Publicidade

Em contrapartida, o Estado vai oferecer apoio técnico, pedagógico e financeiro aos municípios, que terão recursos de até R$ 400 milhões por ano com a implementação do novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

O Governo de Minas também vai ceder mais de 400 imóveis, que atualmente são escolas estaduais, para as prefeituras. De acordo com o Governador Romeu Zema (Novo), a articulação deste processo com os prefeitos já teve início.

Publicidade

— Tenho deixado claro para eles [os prefeitos] que Estado e municípios precisam fazer um trabalho a quatro mãos, que vai trazer um resultado positivo para os mineiros. Sem custar mais para a prefeitura nem para o Estado.

Veja: 'Prefiro mil greves a uma pandemia', diz ex-secretária de educação de MG

Publicidade

Mais de 200 prefeituras já avisaram ao Governo de Minas que pretendem participar do projeto. A adesão dos municípios será realizada em etapas, e o cronograma de inclusão na iniciativa será construído em parceria com os prefeitos.

A diretora executiva da organização Todos Pela Educação, Priscila Cruz, esteve presente na solenidade e afirmou ser favorável à reabertura das escolas assim que possível.

— Logo que for possível, as escolas precisam ser as primeiras a reabrir e as últimas a fechar. Esse é o mantra que temos que recitar o tempo inteiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.