Minas Gerais MG anuncia calendário escolar para 2021 mas não cita aulas presenciais

MG anuncia calendário escolar para 2021 mas não cita aulas presenciais

Ano letivo começa no dia 4 de março na rede pública estadual, após período de férias escolares, que vai de 1º de fevereiro a 2 de março

Ainda não há data para aulas presenciais

Ainda não há data para aulas presenciais

Pixabay/Reprodução

O Governo de Minas Gerais anunciou que o ano letivo 2021 vai começar em 4 de março na rede pública estadual. No entanto, ainda não há uma definição sobre a volta às aulas presenciais. 

A Resolução 4.469, publicada nesta terça-feira (22) pela Secretaria de Estado de Educação define, além da data de início das aulas, os procedimentos de ensino, diretrizes administrativas e pedagógicas para as escolas estaduais no próximo ano. 

As aulas na rede estadual de ensino em 2020 foram suspensas em março devido à pandemia de covid-19. O Governo de Minas Gerais chegou a anunciar a retomada das atividades presenciais, que foi barrada pela Justiça. Desde então, não foi divulgada uma nova data para que os alunos voltem às salas de aula. 

"As estratégias para o modelo a ser adotado no próximo ano letivo estão em construção. Uma consulta pública está aberta e objetiva ouvir a comunidade escolar sobre o assunto. Neste momento, o processo para a retomada das atividades escolares presenciais na rede pública estadual de ensino está suspenso, por determinação judicial", diz a secretaria em nota.

A partir da Resolução publicada nesta terça, as escolas são responsáveis por organizar suas atividades administrativas e pedagógicas para cumprir os requisitos legais para o ano letivo de 2020. Dentre eles, está o cumprimento de 200 dias letivos.

Calendário escolar

De acordo com o calendário escolar, os alunos da rede estadual terão férias entre  1º de fevereiro e 2 de março. No dia 3 de março tem início o ano escolar, ou seja, os profissionais da escola iniciam o trabalho de planejamento, reuniões e formação continuada.

O 1º semestre letivo é inaugurado no dia seguinte e, o segundo semestre, terá início em 3 de agosto. O término do ano letivo está previsto para 17 de dezembro.

Avaliação diagnóstica

A Resolução também prevê que, no início das atividades, os estudantes passem por uma Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem, com aplicação de uma prova no período que vai de 15 a 26 de março. Já a primeira Avaliação Formativa da Aprendizagem será aplicada de 24 de maio a 3 de junho.

Últimas