Reforma tributária deve simplificar impostos e não irá pesar para consumidor, avalia deputado
Newton Cardoso Jr, membro do grupo que discute projeto na Câmara dos Deputados, detalha propostas que devem ir à votação
Minas Gerais|Pablo Nascimento, Do R7
O deputado federal Newton Cardoso Jr (MDB-MG), membro do grupo de estudo sobre a reforma tributária na Câmara dos Deputados, avalia que o projeto tem como objetivo simplificar o pagamento dos tributos no país e garante que não haverá aumento no bolso do consumidor.
"Não é nosso objetivo aumentar imposto. Não vamos deixar a reforma tributária fazer isto. Somos terminantemente contra", disse durante participação no quadro MGR na Política, da Record TV Minas, na noite desta quinta-feira (23).
"Você sabe quanto paga de imposto hoje quando compra um celular? E quando compra um produto da cesta básica. Ninguém sabe. O que estamos trabalhando na Câmara é para fazer uma unificação de pelo menos cinco impostos sobre consumo", detalhou o parlamentar.
Atualmente, há duas propostas em análise. Elas sugerem a unificação de ao menos cinco tributos da união, dos estados e municípios. São eles: ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e ISS (Imposto Sobre Serviços).
"O objetivo de Brasília hoje, seja na PEC [Proposta de Emenda à Constituição] 45 ou 110 ou em novo texto que acreditamos ser mais simplificado, é simplificar", conclui.
Assista à íntegra da entrevista e entenda detalhes do projeto no topo da reportagem.