Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7
Publicidade

Zelenski realmente publicou foto de soldado com símbolo nazista, mas apagou post logo depois

Presidente da Ucrânia compartilhou imagem em seu Instagram para lembrar dia da derrota do exército alemão na 2ª Guerra

MonitoR7|Eduardo Reis, do R7*

Presidente da Ucrânia cometeu gafe em postagem
Presidente da Ucrânia cometeu gafe em postagem Presidente da Ucrânia cometeu gafe em postagem

O que era para ser uma homenagem e uma motivação às tropas ucranianas se tornou uma gafe. O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, publicou em suas redes sociais uma foto de um soldado do país utilizando um símbolo do nazismo, e exatamente no dia de aniversário da derrota do exército nazistano dia 9 de maio.

No dia 9 de maio, russos e ucranianos comemoram a data em que, em 1945, a Alemanha de Adolf Hitler admitiu a derrota frente aos soviéticos.

Após perceber a gafe, Zelenski rapidamente apagou a publicação, tanto de seu Instagram quanto do Twitter oficial do Ministério da Defesa ucraniano. Porém, na mídia estatal Ukrinform ainda há uma notícia com a imagem do soldado.

Post apagado por Zelenski
Post apagado por Zelenski Post apagado por Zelenski

O tal símbolo nazista pode passar despercebido para grande maioria, pois é apenas uma caveira em um escudo preto. Mas este era o emblema da 3° divisão SS de Totenkopf, um dos batalhões mais violentos do exército alemão durante a Segunda Guerra, com registros de vários crimes de guerra. Além disso, cabia a essas tropas a guarda dos campos de concentração.

Publicidade

O erro do mandatário ucraniano pegou mal também porque reforça as acusações do presidente russo, Vladimir Putin. Para justificar o ataque ao país vizinho, o chefe do Kremlin disse que pretendia "desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia".

Aqui no MonitoR7 já desmentimos diversas tentativas de conexão entre o nazismo e o atual governo ucraniano.

Publicidade

Leia também

Porém, é fato que aquele soldado em específico porta em sua farda um símbolo nazista e que na Ucrânia há grupos organizados e milícias de extrema-direita. Contudo, estes grupos são minoritários.

Ficou em dúvida sobre uma informação, mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe a questão para o MonitoR7, que nós a checamos para você: (11) 9 9240 7777 ou monitor@recordtv.com.br.

* Estagiário do R7, com edição de texto de Marcos Rogério Lopes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.