Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7
Publicidade

Zelensky e a camisa da seleção ucraniana, com uma suástica?

Foto está sendo muito compartilhada nas redes sociais, em publicações que relacionam o presidente da Ucrânia com a ideologia nazista

MonitoR7|Do R7


Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky
Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky

Volodymyr Zelensky, comediante eleito presidente da Ucrânia em 2019 sob o lema da “anti política”, ganhou os holofotes na última semana, em todo o mundo, desde que a Rússia invadiu o território ucraniano.

Dentre as motivações para justificar a invasão russa, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que busca “desnazificar” a Ucrânia. Existem no país, movimentos de extrema-direita e núcleos neonazistas ligados ao Exército, como é o caso do Batalhão de Azov. 

Nas redes sociais, passou a circular uma imagem em que Zelensky segura uma camiseta de futebol com as cores da bandeira ucraniana(amarelo e azul), com o nome dele e uma suástica nazista no lugar em que normalmente ficam os números dos jogadores, para sugerir que o político ucraniano tem relação com os grupos nazistas ou neonazistas que existem naquele país.

No entanto, a imagem é falsa e se trata de uma montagem. O presidente da Ucrânia, que é judeu, não posou com uma camisa que continha uma suástica. A imagem, retirada do Instagram oficial de Zelensky, foi adulterada. Na publicação original, o presidente ucraniano posa com a camisa usada pela seleção ucraniana de futebol na Eurocopa do ano passado.

Publicidade

Nessa imagem original, o nome do chefe do executivo é colocado junto ao número 95, provavelmente uma homenagem ao seu estúdio de entretenimento, o Studio Kvartal 95, local de trabalho que permitiu a Zelensky ganhar projeção em séries de TV.

Confira abaixo a publicação original:

Publicidade

“A nova camisa da seleção de futebol da Ucrânia é definitivamente especial. Sabe chocar. Possui vários símbolos importante que unem os ucranianos desde Luhansk até Uzhgorod, de Chernihiv até Sevastopol. Nosso país é um e indivisível. Crimeia é Ucrânia”, escreveu Zelensky na legenda do post.

Camisa polêmica

Publicidade

A camisa em questão, foi alvo de polêmica, às vésperas da competição entre seleções europeias. A camisa da Ucrânia contém um detalhe na parte da frente, que forma o mapa do país, e no contorno, é incluída a Crimeia, região anexada pela Rússia em 2014, durante conflitos militares entre os dois países.

A Rússia, inclusive, entrou com uma ação na UEFA para vetar o uso do uniforme, alegando ser uma provocação, mas o pedido foi negado. 

Outra polêmica envolveu a mesma camisa. Na parte traseira, perto da gola, há um slogan nacionalista ucraniano: “Gloria à Ucrânia, Glória aos heróis”. A frase em questão foi usada como grito de guerra pelos ucranianos em 2014 durante protestos que depuseram o então presidente Viktor Ianukovytch e, mais recentemente, neste ano, após a Rússia inciar as operações militares e tomar regiões da Ucrânia.

Para entender melhor a questão dos grupos nazistas existentes na Ucrânia e a relação deles com o governo ucraniano, você pode ler outra checagem que fizemos aqui no MonitoR7.

Leia também

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

É falso que presidente da ucrânia tenha posado com camisa que tinha uma suástica; Montagem trocou número "95" pelo símbolo nazista
É falso que presidente da ucrânia tenha posado com camisa que tinha uma suástica; Montagem trocou número "95" pelo símbolo nazista

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.