Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente um macho de mico-leão-dourado do Zoológico de São Paulo
Transporte aéreo reduziu para 1h50 um trajeto que levaria em torno de 13 horas por via terrestre
Graças ao transporte gratuito realizado pelo programa Avião Solidário da LATAM na última quarta-feira (6/11), em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), um macho de mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), espécie ameaçada de extinção, ganhou um novo lar para reprodução e conservação da espécie.
O primata, batizado de Da Vinte, foi vítima de tráfico animal e em 2020 foi resgatado na cidade de Cubatão (SP) e transferido para o Zoológico de São Paulo, onde passou a contribuir com o programa de conservação ex-situ (sob cuidados humanos) da espécie. A sua transferência para a Fundação Jardim Zoológico de Brasília foi recomendada visando a formação de um casal reprodutivo que contribuirá significativamente para as ações de conservação da espécie.
A escolha dos casais foi realizada de acordo com o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica do ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, por meio da recomendação do studbook keeper (consultor genealógico), que promove a conservação da espécie pelo estudo da população dos indivíduos sob cuidados humanos. O objetivo é garantir o tamanho satisfatório, estabilidade demográfica e diversidade genética dos animais.
O transporte foi realizado gratuitamente pela LATAM Cargo em voo direto de São Paulo/Congonhas para Brasília, evitando um deslocamento terrestre entre as instituições de 1 mil quilômetros, o que reduziu para 1h50 o transporte que levaria em torno de 13 horas.
AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS NO BRASIL
Em 13 anos de existência, o programa Avião Solidário da LATAM em conjunto com instituições parceiras já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil. Além dos 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 transportadas para todos os estados brasileiros, o programa completou a marca de mais de 200 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) transportados gratuitamente na recente crise do Rio Grande do Sul desde 4 de maio de 2024.
O Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado da Estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário mantém parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.