Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Refletindo Sobre a Notícia
Publicidade

Motivo da pausa na carreira de Lucas Lucco afeta 140 milhões de pessoas

Cantor anunciou que, após estar vivenciando crises constantes, vai cuidar da saúde mental

Refletindo Sobre a Notícia por Ana Carolina Cury|Do R7 e Ana Carolina Cury


Cantor Lucas Lucco anuncia pausa na carreira após crises psiquiátricas
Cantor Lucas Lucco anuncia pausa na carreira após crises psiquiátricas

Na última semana, o cantor sertanejo Lucas Lucco, de 32 anos, anunciou nas redes sociais que está vivendo momentos difíceis na vida pessoal e fará uma pausa em sua carreira para dar mais atenção à saúde mental.

Lucco revelou que foi diagnosticado com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). Uma doença que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge cerca de 140 milhões de pessoas no mundo e é caracterizada pela variação extrema de temperamento.

"O transtorno bipolar recebe esse nome porque ele inclui os dois extremos, ou polos, dos transtornos do humor, depressão e mania", observa a psiquiatra Roberta França. A pessoa pode estar eufórica, feliz e satisfeita em um momento e no seguinte estar em depressão profunda.

"Durante as situações de euforia, pode acontecer episódios de manias como, além das mudanças súbitas de humor, dificuldades nos relacionamentos, euforia, autoestima aumentada, hipersexualidade, pensamentos e fala acelerados, sintomas de distração, de agitação, de inquietação. Outra característica importante é a irritabilidade explosiva", acrescenta o psiquiatra e sócio-fundador do Child Behavior Institute Of Miami, Gustavo Teixeira.

Publicidade

Problema que exige atenção

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os distúrbios mentais contabilizam 13% de todas as doenças existentes no mundo. São tão incapacitantes que estão entre os principais motivos de afastamento de funcionários das empresas.

Publicidade

Além do cantor, outras celebridades já revelaram sofrer da mesma condição, como o rapper Kanye West, o ator e cantor Maurício Mattar, o vocalista do Guns N' Roses, Axl Rose, o lutador Mike Tyson, entre outros.

Os especialistas reforçam que, apesar de a TAB ser considerada um transtorno psíquico, a doença também está relacionada às emoções do indivíduo. Afinal, o excesso de sentimentos pode controlar as pessoas e colaborar para a ocorrência de diversos transtornos.

Publicidade

"É preciso entender que jamais seremos perfeitos e sempre existirá quem não goste do seu jeito, da sua fala, da sua fisionomia ou simplesmente não te tolera sem motivo, e está tudo bem. Querer agradar todo mundo é um dos passos para a angústia, depressão e ansiedade. Por quê? Porque nunca vamos conseguir agradar a todos", reflete a psiquiatra Roberta França.

O lendário lutador de boxe Mike Tyson revelou sofrer da mesma doença que Lucco
O lendário lutador de boxe Mike Tyson revelou sofrer da mesma doença que Lucco

Você não é o seu diagnóstico

É preciso ser humilde e corajoso para reconhecer o que está por trás da enfermidade para combatê-la. A transição da fraqueza para o fortalecimento ocorre quando há determinação para transformar a condição atual. E sim, isso é possível.

"Num mundo tão volátil onde tudo é rápido demais e parece que nunca somos suficientes, manter a saúde física, mental e espiritual parece quase impossível, mas acredite, é possível e necessário. Aprender a reconhecer os limites, a lidar com as frustrações, a vencer mágoas, medos e raivas são essenciais no caminho do autoconhecimento", completa a doutora Roberta França.

Não existe uma receita de bolo, mas buscar resolver traumas, se conhecer e aprender a se amar são ingredientes importantes para conquistar uma boa qualidade emocional. "Sem dúvida nenhuma, o equilíbrio nos pilares da vida vão auxiliar nesse processo, então é muito importante não aceitar o sofrimento e buscar ajuda", orienta o doutor Gustavo Teixeira.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.