Fazer perfume em casa é fácil e ajuda a combater o estresse; saiba como
Foi durante uma ida ao centro de São Paulo que descobri outra forma de desestressar
Oi, pessoas, tudo bem? Na semana passada contei um dos meus vícios favoritos para deixar o estresse para trás: a corrida. Mas vou contar outro segredinho. Quando chego estressado à noite, tenho outro costume que alivia a tensão e ainda me rende muitos elogios. Eu faço perfumes artesanais. E tudo isso começou com outra terapia que em breve ensino a vocês...
Uma vez fui a uma loja de produtos artesanais e vi uma senhora comprando muitos ingredientes aromáticos. Perguntei para a vendedora do que se tratava e ela me informou que eram produtos para perfumaria.
Rapidamente estalou uma ideia nessa minha cabeça inquieta. Hummmmmm, perfume bom, barato e feito por mim. Já tiraria o foco do cansaço e me traria prazer. Comprei as mesmas coisas que a tal senhora.
Então que tal dar um tempo nas redes sociais e mergulhar num mundo de aromas deliciosos? Posso te garantir que fazer seu próprio perfume em casa é uma atividade divertida e relaxante. Já se imaginou fazendo alquimia de aromas? E o melhor: é mais fácil do que você imagina!
Vamos começar com uma receitinha básica que vai te transformar num perfumista de mão cheia. Pegue 50 ml de álcool de cereais (fácil de achar em lojas de produtos especializados e tem loja que já vende a base para perfume pronta), 10mls da sua essência favorita (pode ser lavanda, baunilha, ou até aquele cheirinho de bebê que todo mundo ama. Tem essências prontas, e as premiuns são as melhores), e misture tudo num frasco de vidro âmbar.
Agite bem, tampe e deixe descansando na geladeira por 24 dias. Retire a tampa e deixe 12 horas em um ambiente escuro para a saída do excesso de álcool. Tampe e volta para a geladeira por mais 5 dias. Pronto, seu perfume artesanal está no papo!
Quer algo mais elaborado? Tente esta combinação refrescante: 40 ml de álcool de cereais (ou base para perfume), 5 gotas de essência de limão, 3 de hortelã e 2 de alecrim. Misture, agite e espere por 24 dias. Vai ser impossível não se sentir num spa quando borrifar essa delícia!
Mas calma que não é só cheirinho gostoso que traz prazer! Enquanto você brinca de alquimista dos aromas, seu cérebro entra numa vibe super zen. É como se você estivesse meditando, só que de um jeito mais divertido.
Estudos mostram que atividades manuais como essa ajudam a baixar os níveis de cortisol - aquele hormônio chato que deixa a gente estressado. Quando estou na mesa fazendo meu perfume, minha família nem encosta. Sabe que é meu ritual de paz.
E tem mais: a ciência tá aí pra provar que os aromas fazem bem pra saúde! Pesquisas apontam que, por exemplo, o cheiro de alecrim melhora a memória e aumenta o estado de alerta. Então olha que super, fazer um perfuminho desses pra usar antes de uma prova ou reunião importante?
Na área médica, a coisa fica ainda mais interessante. Um estudo publicado na Inglaterra mostrou que pacientes em UTIs que foram expostos a aromas de lavanda tiveram uma melhora significativa na qualidade do sono. Ou seja, aquele perfuminho que você fez pode até ajudar a curar uma noite mal dormida! A cada dois dias eu borrifo um pouco do perfume de lavanda que fiz no meu travesseiro.
Outra receitinha pra você experimentar: misture 30 ml de álcool de cereais com 8 gotas de essência de bergamota e 4 de camomila. Esse combo é perfeito pra acalmar os nervos depois de um dia puxado. Borrife um pouquinho nos pulsos e atrás das orelhas. É um tchau estresse.
No fim das contas, fazer seu próprio perfume é como uma sessão de aromaterapia caseira. Você se diverte, relaxa e ainda ganha um cheirinho único pra chamar de seu. Além disso, vem outra parte legal, a autoestima. Quando elogiam o perfume que uso, eu respondo sempre em tom de satisfação - feito por mim! Isso faz um bem não só pro corpo, mas pra alma também.
Então, que tal trocar a rotina após um longo dia de trabalho? Vamos desligar a TV, largar o celular e se aventurar nesse mundo perfumado? Seu nariz, sua mente e seu corpo vão agradecer. E quem sabe você não descobre, assim como eu, um novo hobby que vai deixar todo mundo no trabalho perguntando qual é o seu segredo pra andar sempre tão zen e tão cheiroso?
Xeru e Xau.
Veja também
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.