Covid-19: vacinação avança e internações caem no Rio de Janeiro
Número de casos de SRAG (síndrome respiratória aguda grave) é menor desde março do ano passado
Rio de Janeiro|Da Agência Brasil
O Estado do Rio de Janeiro registrou esta semana o menor número de internações em UTI (unidade de terapia intensiva) por SRAG (síndrome respiratória aguda grave) desde março do ano passado, quando começou a pandemia de covid-19 no país.
De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), na Semana Epidemiológica 37, de 12 e 18 de setembro, a rede do SUS no estado registrou 460 novas hospitalizações. A redução é de 61%, comparada à Semana 32, de 8 e 14 de agosto, quando foram 1.187 pessoas internadas. O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, associa a queda nas internações ao avanço da vacinação.
“Estamos vendo uma redução no número de casos graves e internações e isso está certamente ligado ao avanço da vacinação em todo o estado. Temos uma distribuição de vacinas eficientes e isso facilita o trabalho das secretarias municipais. É importante que a população entenda a necessidade da segunda dose e da dose de reforço dos idosos”, explicou.
O Rio de Janeiro ultrapassou esta semana a metade da população adulta com o esquema vacinal completo contra a covid-19, com as duas doses da CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer ou a dose única da Janssen, além da aplicação do imunizante em quase 90% da população com a primeira dose.
Os dados da SES mostram que a taxa de ocupação dos leitos para covid-19 na rede SUS, incluindo unidades federais, estaduais e municipais, está hoje em 26,5% para enfermaria e 49,6% nas UTIs. Nos últimos sete dias, a média de atendimentos nas 30 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da rede estadual foi de 215 pessoas por dia, a menor desde outubro do ano passado.
De agosto para setembro, o número de óbitos por covid-19 caiu 46% e está no menor nível desde o fim de outubro de 2020, com 378 registros na Semana 37.
Capital
No município do Rio de Janeiro, os atendimentos na rede SUS de urgência e emergência por SRAG estão em 317 na média móvel. As internações também seguem uma tendência de queda: no dia 27 eram 283 pessoas em UTIs e 156, em enfermarias.
Os dados da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) mostram que hoje são 414 pessoas internadas na cidade, com 66% dos leitos covid-19 ocupados no momento. As internações na cidade estão no nível de outubro de 2020.