Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cremerj vai recorrer de decisão judicial que autorizou ex-secretário de Cabral a atuar como médico

Sérgio Côrtes teve registro cassado após ter sido preso em operações contra fraudes na Saúde. Em 2020, ele foi condenado pela Justiça

Rio de Janeiro|Márcio Mendes, do R7*

Sérgio Cortes foi condenado pela Justiça por fraudes na Saúde
Sérgio Cortes foi condenado pela Justiça por fraudes na Saúde Sérgio Cortes foi condenado pela Justiça por fraudes na Saúde

O Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro) confirmou, nesta quarta-feira (8), que irá recorrer da decisão da Justiça Federal de devolver ao ex-secretário Estadual de Saúde Sérgio Côrtes o direito de atuar novamente como médico.

Cortês teve o registro profissional cassado, em 2019, após ter sido preso em operações contra fraudes na Saúde em desdobramento da Lava-Jato no Rio.

No ano seguinte, ele chegou a ser condenado a 16 anos de prisão por crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e evasão de divisas.

"Esta decisão judicial nos revolta, porque, como o conselho que fiscaliza a profissão médica no estado, temos que zelar pela integridade da medicina. Nossa missão é cuidar da medicina, dos médicos e da sociedade, pensando na segurança da nossa população e zelando pela ética profissional. Por isso, vamos recorrer até ao Supremo Tribunal Federal, se for necessário", disse o presidente do Cremerj, Clóvis Munhoz.

Publicidade

Ex-diretor do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), Sérgio Côrtes esteve à frente da Secretaria Estadual de Saúde entre 2007 a 2013 durante o governo de Sérgio Cabral.

Ele foi acusado de participação em fraudes em licitações do Into e também de uma Organização Social que administrou hospitais estaduais. 

Publicidade

O ex-secretário esteve presente no evento que ficou conhecido como farra dos guardanapos, em setembro de 2009, em Paris, na França, em comemoração antecipada à escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos 2016.

O R7 tenta contato com a defesa do ex-secretário Sérgio Côrtes, mas ainda não obtivemos resposta.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.