Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Momento histórico", diz PF sobre prisão de Luiz Fernando Pezão

Governador do Rio foi preso preventivamente durante o exercício do mandato na manhã desta quinta-feira (29) na Operação Boca de Lobo

Rio de Janeiro|Bruna Oliveira, do R7, com Record TV Rio

Pezão deve ser transferido para prisão em Niterói
Pezão deve ser transferido para prisão em Niterói Pezão deve ser transferido para prisão em Niterói

Delegados da Polícia Federal disseram considerar a prisão de Luiz Fernando Pezão (MDB) "um momento histórico" devido ao fato de ter sido o primeiro governador do Rio de Janeiro levado para cadeia durante o exercício do mandato. 

Pezão é o segundo governador preso durante o mandato

"Isso mostra que a atuação da Polícia Federal não vê cargos ou posições. A atuação da PF é sempre firme em relação a qualquer pessoa que cometa qualquer tipo de crime", afirmou o superintendente da PF, Ricardo Saadi, durante entrevista coletiva.

A um mês do término da gestão, Pezão foi preso preventivamente na manhã desta quinta-feira (29) no Palácio Laranjeiras durante a Operação Boca de Lobo, após determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Publicidade

Leia também

De acordo com os investigadores, a prisão não se pautou pelo calendário político e ocorreu em um "momento maduro da investigação". Para eles, o acautelamento do governador foi necessário para interromper práticas criminosas e encontrar valores desviados até agora.

As investigações tiveram início, em julho deste ano, após a homologação do acordo de delação premiada de Carlos Miranda, operador financeiro do esquema de corrupção comandado pelo ex-governador Sérgio Cabral.

Publicidade

Luiz Fernando Pezão é acusado ter dado continuidade às ações ilegais e, segundo o MPF (Ministério Público Federal), e recebido mais de R$ 25 milhões em espécie entre 2007 e 2015. Em valores atualizados, a suposta propina supera os R$ 39,1 milhões.

Assista abaixo à reportagem O Rio de Janeiro na Lama: